Institucional

Projeto Adoção Afetiva

Desde 2017, o IASP (Instituto dos Advogados de São Paulo) participa do Projeto de Adoção Afetiva da Secretaria Estadual de Educação. Lançado no ano anterior, o governo estadual convidou empresas, profissionais e instituições dos mais diferentes ramos de atividade para adotarem um ou mais colégios dos 5.500 existentes no Estado de São Paulo.

O IASP adotou, a partir da sugestão do secretário José Renato Nalini, a Escola Estadual Barão de Ramalho, na Penha, que recebe o nome do fundador do instituto. A partir de discussões com os próprios alunos, os voluntários elegem temas para discutir tanto do ponto de vista legal, quanto social.

No primeiro ano, os assuntos debatidos foram bullying, assédio sexual, violência contra mulher e pedofilia. Para 2018, foram escolhidos violência e drogas. O programa prevê também que sejam feitas campanhas de conscientização que atinjam os demais alunos da escola, as famílias e a comunidade local.

Ainda em 2018, a parceria com a escola foi ampliada e profissionais e empresas da área da construção civil se engajaram. Um projeto de arquitetura e paisagismo com intervenções de lazer para uma área verde pertencente à escola está sendo elaborado em conjunto com os estudantes.

Se você quiser fazer parte deste trabalho de cidadania, procure o IASP pelo email: iasp@iasp.org.br.