Galeria de Fotos

O século XIX foi marcante em muitos sentidos. O Brasil passou de colônia a Reino Unido, depois Império e República. Inauguram-se os Cursos Jurídicos, dando-se por iniciada uma nova cultura jurídica nas Américas. Foi, nesse contexto, o momento criacional do Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP. Mas é ele, também, visto como o século das invenções. E, dentre tantas, sobressai a fotografia.

Ainda que com experimentos mais remotos, foi com Niépce que se percebe sua primeira versão, em 1826. Seguiram-se os trabalhos de Daguerre, Goddard, Fox Talbot, Maxwell, Lippman e os irmãos Lumière. Os retratos, então, passaram a todos encantar. A fotografia, para além de se mostrar como uma literatura do olhar, capta a vida cotidiana e a eterniza. Andy Warhol teria, inclusive, dito que a fotografia não muda, mesmo que as pessoas mudem, e disso resulta boa parte de sua importância, também sentimental. 

No momento em que se aproxima a data em que o IASP irá completar 150 anos, fundado que foi em 29 de novembro de 1874, a Diretoria eleita para o triênio 2022/2024 quer render uma singela homenagem aos dirigentes e aos associados que, ao longo dos anos, souberam conduzir com maestria e seriedade esta Casa. 

Foram buscadas, assim, em nossos arquivos, imagens de eventos e solenidades realizadas no passado e que revelam a grandeza e a tradição deste Instituto e de seus membros e a enorme qualidade e respeitabilidade daqueles que foram homenageados. 

Nesse sentido, será publicada uma série de fotos de eventos passados, paulatinamente substituída por outras, até o mês de novembro de 2024, ocasião em que o IASP completará 150 de existência e de cumprimento com louvor de sua missão institucional que é “o estudo do Direito aplicado à vida prática, tal é a nossa empresa, tão difícil e trabalhosa quanto dignificante, porque é da exata observância das leis e do respeito inviolável ao Direito que depende, em grande parte, a felicidade dos povos,” como bem disse o Barão de Ramalho na ocasião de fundação do IASP, em 1874. 

Espera-se, assim, que os associados, de hoje e de sempre, cada vez, mais se inspirem nos exemplos do passado, frequentando e participando, cada vez mais, da vida do IASP, de suas Comissões de Estudo, e em suas emblemáticas Reuniões Almoço e demais Eventos, pois o corpo associativo do Instituto é o seu maior patrimônio. 

RENATO DE MELLO JORGE SILVEIRA
Presidente

EDGARD SILVEIRA BUENO FILHO
Vice-presidente

DIOGO LEONARDO MACHADO DE MELO
Diretor Administrativo

MARCOS VINICIO RAISER DA CRUZ
Diretor Financeiro

ANA LUIZA NERY
Diretora Cultural

SUSY GOMES HOFFMANN
Diretora de Comunicação