Editorial – Rumo aos 150 anos

Por Renato de Mello Jorge Silveira
Presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo

O ano de 2022 traz para o IASP novos ares com a nova diretoria, composta por integrantes experientes e engajados e que muito me honra fazer parte. Voltam-se os eventos presenciais, mas com a novidade do modelo híbrido. Dos ensinamentos dos últimos anos, o Instituto traz o fortalecimento da sua comunicação digital.

O Instituto retorna o seu papel de palco de boas discussões. Logo em março, abrimos as portas com o evento de Dia das Mulheres e deixamos elas abertas, no mesmo mês, para homenagear o ex-presidente Michel Temer, com a nossa maior honraria, o Prêmio Barão de Ramalho, momento, em que foram lembrados seus préstimos inestimáveis à Advocacia e à democracia brasileira.

Entre as novidades da nova gestão, novas comissões, como as da Mulher, do Direito Antidiscriminatório e de Direito e Arte, unem-se às dezenas de outras, cujas atividades se intensificam com renovação e outras possibilidades do período vindouro.

Em maio, o Colóquio Luso-Brasileiro, uma parceria do Instituto com a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), voltou na sua oitava versão, com intensos debates com a participação de mais de 50 juristas brasileiros e portugueses.

Um projeto iniciado ainda no ano passado, o Memória IASP, no qual importantes associados contam sua trajetória, foi lançado.

Novas parcerias começam a se desenhar ao longo do período e teremos o prazer de noticiá-las em detalhes na medida em que tomarem formas mais precisas. São esforços nossos e de outras instituições para manter o que pretendia o fundador do IASP, Barão de Ramalho: discutir o “Direito na vida prática”.

Seguimos, então, nesse e nos próximos anos a procurar alcançar esse objetivo. Em 2024, estaremos completando 150 anos de existência, motivos para comemoração e reflexão. Até a data, os desafios se manterão grandes, mas os resultados, com certeza, conseguirão reverberar de forma também ampla tanto para o mundo jurídico e quanto em toda a sociedade.