VIII Colóquio Luso-brasileiro amplia relações após período de isolamento

Por Avocar Comunicação

O Colóquio, realizado em Lisboa e Évora, marcou o lançamento do Observatório do Estado de Direito da Federação dos Advogados da Língua Portuguesa

Durante a primeira semana de maio, mais de 50 juristas portugueses e brasileiros debateram diversos temas do Direito no VIII Colóquio Luso-Brasileiro, evento organizado pelo Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) e pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL). “O IASP representa o retorno das caravelas”, disse o professor catedrático da FDUL, Eduardo Vera-Cruz Pinto, no encerramento do encontro.

“Foi um encontro memorável, não só pelo alto nível dos debates, mas também pela oportunidade de nos encontrarmos presencialmente depois desse longo período de isolamento”, conta o ex-presidente do IASP e organizador do evento, José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro.

Diversos temas foram discutidos, entre eles, a criminalidade e as novas tecnologias, as ameaças atuais à democracia, a arbitragem no Brasil e em Portugal e os reflexos na sociedade e no Direito do período pós-covid.

Além dos eventos na FDUL, debates aconteceram, pela primeira vez, na Academia das Ciências de Lisboa e na Universidade de Évora, no histórico prédio do antigo Colégio Espírito Santo, local especialmente reservado para o encontro.

Observatório do Estado de Direito

O terceiro dia do VIII Colóquio Luso-Brasileiro foi marcado por uma importante notícia: o lançamento oficial Observatório do Estado de Direito da Federação dos Advogados da Língua Portuguesa (Falp). Na ocasião, o conselheiro do IASP Eduardo Muylaert tomou posse como presidente do observatório.

A Falp é uma entidade sem fins lucrativos que reúne os advogados de língua portuguesa espalhados pelo Ásia, África, Europa e América Latina. Cerca de 20% dos advogados do mundo falam português. O IASP é membro do Conselho Estratégico da FALP.

Convênio IASP/FDUL

Em 2013, o IASP e a FDUL firmaram um convênio que, além da organização do Colóquio, garante um intenso intercâmbio entre as duas instituições. Vários associados do IASP já fizeram pós-doutorado em Portugal e professores ligados à faculdade participaram de debates e eventos do Instituto.