Michel Temer recebe o Prêmio Barão de Ramalho

Na homenagem do IASP, o ex-presidente falou sobre a importância da democracia e a obediência à constituição

Por Avocar Comunicação

O ex-presidente Michel Temer recebeu na segunda (14/03) o Prêmio Barão de Ramalho, honraria dada anualmente pelo Instituto dos Advogados de São Paulo a personalidades ou instituições que se destacaram no meio jurídico e social. Michel Temer agradeceu o prêmio apontando o IASP como uma importante casa de juristas.

O vice-presidente do Instituto, Edgard Silveira Bueno Filho, lembrou a amizade de décadas com o ex-presidente e destacou a “temperança” e a personalidade moderada de Michel como importantes atributos.

O ex-presidente do IASP Rui Celso Reali Fragoso, que indicou Temer para o prêmio, frisou seu trabalho como deputado constituinte. “Pela manutenção permanente dos valores da democracia[…], mas principalmente, pela magnífica valorização do advogado na Constituição de 1988”.

O conselheiro do IASP Antonio Claudio Mariz de Oliveira, também amigo de longa data de Temer, considera que a força do ex-presidente “advém também da sua crença no homem, você nunca duvidou do ser humano”.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Morais participou da homenagem.”Um presidente da República que recebia de 30 a 40 deputados por dia para mostrar a necessidade do Executivo trabalhar com o Legislativo respeitando o Judiciario”, destacou o ministro, que lembro que Temer “sempre trabalhou pela independência dos poderes, harmonia dos poderes, pelo fortalecimento da Democracia”.

Prêmio Barão de Ramalho
Numa fala descontraída, o jurista Ives Gandra Martins, que presidiu o IASP no final dos anos de 1980, relembrou a história do Instituto e a descoberta por uma comissão especial que o Instituto foi criado pelo Barão de Ramalho, em 1874.

Mais Mulheres
Em entrevista após o evento, a diretora cultural Ana Nery ressaltou que apenas três mulheres foram homenageadas com o prêmio. “Reconhecer que outras notáveis mulheres também prestaram serviços de destaque tanto ao Brasil como aos brasileiros e mudar essa estatística também é uma das missões da nossa gestão”.

O Prêmio Barão de Ramalho surgiu em 2000. Até agora, foram 21 premiados. De Godofredo da Silva Telles Júnior a Mário Sérgio Duarte Garcia, passando por Instituições como a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e o Superior Tribunal de Justiça.

Defesa da Democracia
Em seu discurso de agradecimento, Temer fez uma defesa incondicional da democracia. “As pessoas não levam a sério as Instituições”, disse o ex-presidente e apontou a importância do advogado nesse contexto. “Nós somos vocacionados para a democracia, porque vivemos da contestação”.

O jurista e político fez questão de indicar que o preâmbulo da Constituição aponta para a paz interna e internacional e lamentou a falta de entendimento e aplicação do conceito. “Paz entre todos. Isso significa que não pode haver divergência? Pode, divergência administrativa, ideológica, programática, de ideias. Embate de ideias é fundamental para a democracia. O que não pode haver e está havendo no Brasil é uma divergência entre pessoas. Uma divergência geradora de violência. Não só uma violência verbal, e data vênia estúpida, como a violência física.”

Mas Temer não traz só uma análise totalmente pessimista. “As pessoas estão percebendo que é preciso levar a sério os dispositivos da ampla defesa, do contraditório”, afirmou o homenageado.

Para saber mais sobre a premiação, acesse as redes sociais do IASP (LinkedIn, Facebook ou Instagram).