Na vanguarda do Direito

Por Renato de Mello Jorge Silveira,
presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo

O IASP é uma agremiação tradicional que, em breve, completará 150 anos de existência. Uma tradição, no entanto, que não significa laurear um passado remoto. Ao contrário, uma tradição que sempre esteve na ponta das discussões do Direito desde sua fundação.

Nesse sentido, as atividades ocorridas no Instituto no mês de setembro explicitam essa característica intrínseca ao IASP. Exemplo foi o profícuo debate sobre o Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero, documento com teor inédito e desafiador criado pelo Conselho Nacional de Justiça na busca por promover a equidade em prol de uma sociedade mais equilibrada.

Paralelamente, o segundo IASP Diálogos, o podcast do Instituto, abordou com detalhamento e amplo debate a bioética, discutindo as necessidades de uma legislação que abarque questões surgidas a partir da evolução da medicina, desde a reprodução assistida até o prolongamento artificial da vida.

Confirmando essa constante e ancestral busca pela inovação, nosso centenário instituto homenageou o advogado Arnoldo Wald, com o lançamento de três robustos volumes sobre a evolução do Direito no século XXI. O jurista com seus 90 anos é um exemplo de longevidade marcada pela dedicação a construção de um Direito moderno. Haja vista a ênfase que deu durante toda sua vida às questões da arbitragem.

No mês em que se relembrou os 200 anos da independência do Brasil, o IASP também mostrou essa faceta com o apoio dos seus associados à reforma do Museu do Ipiranga. O prédio, cujas obras foram coordenadas pelo fundador do Instituto – Barão de Ramalho, tornou-se mais moderno e interativo para contar uma história secular.

Esse caminho de buscar inovação sem perder de vista o que já se acumulou ao longo da história é uma das características que faz o Instituto existir há 150 anos e que, espera-se, perdurará por mais 150 anos, pelo menos.