IASP Diálogos discute bioética em novo podcast

Por Avocar Comunicação

Reprodução assistida, barriga de aluguel, aborto, eutanásia, vontade antecipada de morte, novo episódio do IASP Diálogos debate o tema com duas presidentes de comissão sob a mediação de Diogo Leonardo Machado de Melo

O segundo episódio do IASP Diálogos, o podcast do Instituto dos Advogados de São Paulo, discute as questões da biomedicina, o Direito e sua relação com a ética. Para debater, foram convidadas duas presidentes de comissão e especialistas no tema: as professoras Maria Garcia e Débora Gozzo. Coube ao diretor administrativo Diogo Leonardo Machado de Melo a condução da conversa.

Durante uma hora, os três especialistas apontaram a falta de legislação, os desafios e as possibilidades para as diversas questões que envolve a bioética: da reprodução assistida ao congelamento de óvulos, da eutanásia à vontade antecipada de morte. Para assistir ao podcast no Youtube, clique aqui. No Spotify, aqui.

A professora Maria Garcia, que coordena a comissão de Biodireito, Bioética e Biopolítica do IASP, tem um vasto currículo, sendo docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e da Centro Universitário Assunção (Unifai), além de conselheira do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (USP) e do Hospital do Coração (HCOR).

A professora Débora Gozzo é presidente da comissão sobre Direitos Fundamentais do IASP e pós-doutora pelo Max-Planck-Institut-Hamburgo, da Alemanha, além de professora de Direito Civil do mestrado em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu.

Além de ocupar a diretoria administrativo do Instituto, Diogo Leonardo Machado de Melo, é professor de Direito Civil na Universidade Mackenzie e pós-doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

No dia 20 de setembro de 2022, após o programa ter sido gravado, o Conselho Federal de Medicina publicou uma nova resolução sobre reprodução humana assistida com algumas novidades. Entre elas, está o fim da limitação do número de embriões permitidos para prática. No podcast, o assunto ainda é tratado com a definição anterior, que limitava a apenas oito embriões.

Eleições 2022

O primeiro IASP Diálogos foi lançando em 22 de julho, discutindo os desafios das eleições 2022. No primeiro episódio, o vice-presidente do IASP, Edgard Silveira Bueno Filho, mediou o debate com a professora doutora da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Flávia Piovesan e o presidente da Comissão de Estudos em Direito Político e Eleitoral do IASP, Fernando Gaspar Neisser. Para assisti-lo no YouTube, clique aqui; no Spotify, aqui.

O objetivo do programa é, mais uma vez, reafirmar a missão do Instituto, explicitada pelo seu fundador Barão de Mauá: o “estudo do Direito à vida prática”. A cada episódio, novos conteúdos atuais e de relevância serão debatidos por grandes nomes do Direito nacional, promovendo o diálogo e a difusão de conhecimento para o universo jurídico e sociedade civil.

Os podcasts estão disponíveis no YouTube e no Spotify do IASP.