Conselho do IASP faz primeira reunião online da sua história

Com o isolamento social, conselheiros se reuniram remotamente; diretoria detalhou suas ações e foram discutidas mudanças jurídicas por causa da pandemia

Por Luís Indriunas, da Avocar Comunicação

No dia 28 de abril, o Conselho do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) fez sua primeira reunião online da história por causa do isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19. “Quisera que essa reunião fosse uma comemoração, mas não é. A comemoração virá quando superarmos essa crise”, falou o presidente do IASP, Renato de Mello Jorge Silveira, na abertura dos trabalhos.

O presidente informou que o Instituto tem acompanhado de perto as decisões do governo estadual sobre a política de contenção da pandemia e que integrantes do IASP se reuniram com o presidente da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Invest SP) e membro da comissão de crise do Estado de São Paulo, Wilson Mello, quando foram detalhadas as ações e as perspectivas ainda tímidas de final do isolamento.

Durante mais de duas horas de reunião, foram apresentadas as ações feitas pelo Instituto neste período de isolamento social. O presidente detalhou a criação do comitê de crise. A diretora de Comunicação, Fabiana Lopes Santello, falou sobre a liberação gratuita dos seminários online e ainda sobre a divulgação das notas e manifestações do Instituto. A diretora cultural, Ana Nery, detalhou os debates online que estão sendo promovidos e a continuidade de alguns cursos, como o de conciliação. Jairo Saddi, diretor financeiro, explicou os ajustes que o IASP tem feito para se adequar à perda de receita com a paralisação momentânea de cursos e eventos presenciais.

Renato Silveira comunicou ainda que a Editora IASP irá lançar um e-book com o título “Direitos e Deveres Fundamentais em Tempos de Coronavírus”, organizado e coordenado pelo juiz Saulo José Casali Bahia.

O ex-presidente do Instituto e presidente da Comissão de Altos Estudos Constitucionais, José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro, apresentou um resumo do parecer enviado para as duas casas do Congresso Nacional que sugere melhorias do projeto de lei sobre o Regime Jurídico Especial. “Nós nos movimentamos de uma forma muito rápida para trabalhar na ideia de um aprimoramento”, disse o ex-presidente.

O diretor de Relações Institucionais Frederico Prado Lopes detalhou a campanha de doação que o IASP está promovendo para as famílias da escola estadual Barão de Ramalho a fim de arrecadar cestas básicas. Renato Silveira aproveitou a ocasião para reiterar o pedido de participação de todos não só na doação, mas na divulgação da iniciativa.

Também foram discutidas as últimas notícias envolvendo a saída do ministro da Justiça, Sérgio Moro, e as movimentações da Presidência da República. Renato Silveira lembrou a nota de repúdio do Instituto sobre as ameaças à democracia.