Presidentes dos Institutos dos Advogados destacam importância da Constituição

11 de outubro de 2018

Em Itu (SP), berço da República, Colégio dos Presidentes dos Institutos discute ações pela Democracia em comemoração aos 30 anos da Carta Magna

Os presidentes de 11 institutos dos Advogados de norte a sul do país se encontraram no dia 29 de setembro na cidade de Itu, em São Paulo, para mais uma reunião do Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados.

Com dez anos de existência, o Colégio vem se consolidando como uma porta para que os Institutos de todo país possam se unir em pautas comuns de interesse da Advocacia, além de temas relevantes para a sociedade em geral.

O principal assunto da reunião de reunião foram os 30 anos da Constituição Federal e a importância da Carta Magna como parâmetro para as decisões do país, seja no cotidiano das pessoas, seja nas ações da política e da economia. A importância de garantir o pleno exercício da Democracia também foi destacada.

“Como representantes da Advocacia em diferentes estados e regiões, percebemos que nossas diferenças culturais e de concepções não nos afastam do exercício democrático, ao contrário, nos unem em torno do diálogo”, afirmou o presidente do IASP e anfitrião do evento, José Horácio Halfeld Ribeiro.

Foi aprovada também a integração ao Colégio dos ex-presidentes da agremiação, uma forma de garantir o fortalecimento das premissas que norteiam o grupo, entre elas, a participação democrática de todos.

Além dos debates e da troca de ideias, os presidentes puderam conhecer o Museu Republicano “Convenção de Itu”, instituição cientifica, cultural e educacional, ligada ao Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP), entidade que abriga também o Museu do Ipiranga, foco de uma parceria iniciada com o Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) (link para a matéria).

Os convidados do IASP puderam visitar o prédio do século XIX, que abriga o acervo de obras para visitação, e foi palco da criação do Partido Republicano Paulista, o embrião para a efetivação da República no Brasil.

“É extremamente gratificante acolher os presidentes dos institutos e mostrar um pouco sobre como São Paulo contribuiu para a história do país e da Democracia”, destacou o presidente do IASP.

Coordenada pelo presidente do Colégio e do Instituto dos Advogados do Piauí, Álvaro Fernando da Rocha Mota, a reunião contou com a presença dos presidentes José Horácio (São Paulo), Carlos Eduardo Rátis Martins (Bahia), João Gonçalves de Lemos (Ceará), Francisco Cláudio de Almeida Santos (Distrito Federal), Flavio Buonaduce Borges (Goiás), Felipe Martins Pinto (Minas Gerais), Clovis Cunha da Gama Malcher Filho (Pará), Bruno Novaes Bezerra Cavalcanti (Pernambuco), Hélio Gomes Coelho Júnior (Paraná), Sulamita Santos Cabral (Rio Grande do Sul) e Gilberto Lopes Teixeira (Santa Catarina), além de mais três ex-presidentes do Colégio: José Anchieta da Silva (Minas Gerais), Fernando Fragoso (Rio de Janeiro), Antônio Mário de Abreu Pinto (Pernambuco).

No dia anterior, os presidentes participaram da tradicional reunião-almoço do IASP, cujo convidado foi o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli.