Biblioteca do IASP tem nova bibliotecária para auxiliar associados individualmente

Do patrimônio histórico às publicações da Editora IASP, o espaço abrange vasta seleção de títulos para consulta e pesquisa

O Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) conta, desde o final de 2023, com uma bibliotecária profissional dedicada ao auxílio dos associados nos processos de consulta e pesquisa na biblioteca Arnoldo Wald.

Aline Amarante Pereira, graduada em Biblioteconomia pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI) e em Letras – Português/Espanhol pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), tem 20 anos de experiência atuando nesta área. Ela também é mestre em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie e doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura na mesma universidade.

“Para mim, biblioteca é o coração de uma instituição. Como bibliotecária, afirmo com toda convicção, que biblioteca não é depósito de livros, mas sim um lugar dinâmico, de interação entre as pessoas, de troca de saberes, de construção de conhecimento e de apropriação informacional e cultural”, afirmou Aline.

A biblioteca do Instituto se originou a partir da doação de cerca de 22 mil livros e revistas pelo renomado jurista professor Arnoldo Wald em julho de 2017, ganhando seu nome em forma de homenagem pela generosidade e pela contribuição do jurista ao direito brasileiro.

A biblioteca do IASP foi inaugurada em agosto do mesmo ano e está situada em sua sede, na Avenida Paulista, São Paulo. Ao longo do tempo, o acervo foi enriquecido com contribuições de outros associados e atualmente disponibiliza uma ampla seleção de aproximadamente 24 mil títulos para os associados explorarem, abrangendo desde obras históricas da época colonial até publicações contemporâneas de vanguarda.

A diversidade se estende a inúmeras obras de Direito Civil, Comercial e Bancário não apenas nacionais, mas também internacionais, incluindo direito alemão, francês, belga, italiano, espanhol e português.

As renomadas e históricas obras “Curso de Direito Civil Brasileiro” da jurista e advogada Maria Helena Diniz e o “Código de Processo Civil” do juiz Teotônio Negrão são dois exemplos do que está disponibilizado na biblioteca do Instituto. Direito Digital, Inteligência Artificial e Proteção de Dados, Proteção de Dados Pessoais e Compliance, Arbitragem e Poder Judiciário, coleção da “Revista dos Tribunais” e demais periódicos internacionais são obras que também compõe o acervo do IASP e representam sua interlocução com o direito contemporâneo.

O acesso ao acervo é exclusivo para os associados e a consulta pode ser realizada por meio do banco de dados online no site do IASP neste link. As solicitações de livros podem ser feitas presencialmente nas segundas-feiras, das 8h às 12h, ou por e-mail endereçado à bibliotecária: biblioiasp@gmail.com.