O Judiciário e a Advocacia

Por Renato de Mello Jorge Silveira,
presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo

O Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) nasceu em 1784, mesmo ano que se funda o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). Mais que uma coincidência, a data mostra a grande ligação entre as duas entidades. O que nos dá a alegria de afirmar que IASP e TJ-SP são entidades coirmãs.

Tão unidas as instituições que tiverem o mesmo nascedouro na histórica rua Boa Vista, na capital paulista que emergia em direção a seu destino de maior cidade da América Latina.

Com esse espírito de congraçamento, que o IASP, em outubro, recebeu na nossa tradicional reunião-almoço, o presidente do TJ-SP, desembargador Ricardo Anafe, oportunidade para o magistrado apontar o que o tribunal tem feito para melhorar o trabalho dos advogados.

Fato é que magistratura e advocacia estão unidas no IASP de diversas outras formas. São diversos juízes associados, além dos diversos eventos, nos quais magistrados, advogados e outros operadores do Direito estão juntos debatendo e discutindo soluções que possam satisfazer a todos.

Em outubro, o clima acirrado da disputa eleitoral deixou parte do Judiciário numa posição extremamente delicada e sob ataque de alguns grupos. Nesse sentido, o IASP repudiou o ataque misógino e violento contra uma ministra do Supremo Tribunal Federal.

Paralelamente a essas atividades, o IASP promoveu uma importante reunião com os presidentes de comissões de estudos na qual foram discutidas diretrizes e formas de trabalhar com mais eficiência e de forma coerente e conjunta.

Pouco tempo falta para 2022 findar. Não obstante, ainda há muito o que fazer e muitos eventos e atividades ainda irão acontecer.