Democracia e Reencontro

O ano de 2022 avança rapidamente em um novo contexto tanto de interação quanto institucional. A eleições majoritárias se avizinham tornando premente a discussão em relação à Democracia. Ao mesmo tempo, as portas literalmente se abrem para os encontros presenciais com o importante calor humano desses momentos.

O Instituto dos Advogados de São Paulo está presente nesses dois movimentos. Em julho, estreamos o IASP Diálogos, o primeiro podcast do Instituto dos Advogados de São Paulo. Como não poderia deixar de ser, o tema foi as eleições que se aproximam em um contexto inédito tanto do ponto de vista político quanto judicial.

No âmbito institucional, o IASP se pronunciou em defesa da Justiça Eleitoral que segue sendo vilipendiada por setores da sociedade, mas que apoiamos, sempre destacando a sua lisura. Acompanhou esse movimento a Federação dos Institutos dos Advogados do Brasil, entidade recém nascida da união e dos esforços dos institutos dos advogados de diversos estados, que se unem para estabelecer uma ação conjunta.

Tal movimento só foi possível pela volta dos encontros presenciais que permitem um diálogo mais próximo, quando as convergências de pensamentos ficam mais claras. Em agosto, mês de forte simbologia para quem pratica o Direito, manteremos esse espírito com com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, na primeira reunião-almoço depois de mais de dois anos sem esse tradicional encontro do Instituto.

Assim, atentos e unidos, vamos caminhando nessa segunda presidência, alerta ao Estado Democrático de Direito e por uma sociedade com princípios e práticas humanizadas.

Renato de Mello Jorge Silveira
Presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo