Comissões, a força motriz do IASP

Por Renato de Mello Jorge Silveira
Presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo

As comissões de estudos do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) são sua força motriz, o embrião de importantes teses, o impulso para a reunião de juristas e especialistas. Dentro do espírito do nosso fundador, Barão de Ramalho, essas agremiações discutem o “direito na vida prática”.

Com a nova diretoria, empossada no início de 2022, as comissões receberam novo impulso para o debate de temas prementes seja no âmbito cível seja no criminal. Onze novas comissões foram criadas desde então. O Instituto soma hoje 48 grupos de especialistas, do Direito Imobiliário ao Tributário, dos precatórios às criptomoedas, das artes à moda.

O primeiro evento presencial pós-pandêmico, em março, trouxe para o debate a diversidade e questão da equidade com o lançamento das comissões da Mulher e do Direito Antidiscriminatório. Foi o incentivo para que outros grupos começassem a produzir uma série de eventos híbridos, onde o calor humano do encontro presencial e os relacionamentos em redes digitais se dividem, em um modelo que se consolida na nossa sociedade.

A tecnologia também está presente em projetos futuros que o IASP vem encaminhando para ajudar na análise dos caminhos atuais do Direito. Em breve será lançado IASP Diálogos, nosso podcast. Como primeiro tema, não poderíamos deixar de debater e esclarecer questões sobre as eleições que se avizinham. Em outra frente, o Instituto une-se ao Centro de Integração Empresa-Escola e a Associação Brasileira de Jurimetria, num esforço conjunto cujos frutos, em breve, serão noticiados nos nossos canais.

Dinâmica e moderna, nossa diretoria prima por trazer novidades para a principal tradição do IASP, o debate de ideias e a análise conjuntural da sociedade e do Direito. Assim, mais novidades surgiram ao longo desses três anos. Continue acompanhando nosso trabalho.