Jorge Mussi toma posse como associado honorário do IASP

Por Avocar Comunicação

Na cerimônia, o ministro do STJ lembrou a importância da Advocacia para o Estado Democrático de Direito

O ministro do Superior Tribunal de Justiça Jorge Mussi tomou posse como associado honorário do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) na segunda (02/05). “Não tenham dúvida de que esta data tem um enorme significado pessoal e profissional para mim, e ficará guardada em minhas melhores recordações, pois são Associados Honorários deste Instituto as personalidades nacionais ou estrangeiras de notável merecimento e elevado saber jurídico, com relevantes serviços prestados ao Brasil ou à Ciência Jurídica”, destacou o homenageado.

Apenas 33 juristas de relevância nacional têm o título de associado honorário do IASP. Para conhecer a lista completa, clique aqui.

Ao apresentar o homenageado, o vice-presidente do IASP, Edgard Silveira Bueno Filho, lembrou da importante carreira no Direito Criminal de Mussi e destacou a sua contribuição histórica ao combate à violência contra a mulher com a Súmula 542, que tornou pública incondicionada a ação penal relativa ao crime de lesão corporal resultante de violência doméstica contra a mulher.

O conselheiro e presidente da Comissão de Estudos sobre o Poder Judiciário do IASP, Roberto Rosas, relembrou o grande ser humano que Mussi é, trabalhando com a “luta necessária para quem atua no Direito Criminal”. A presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), desembargadora Marisa Santos, destacou a sensibilidade do magistrado para diversas questões, “notadamente em sua atuação como Corregedor Geral da Justiça Federal”.

No seu discurso, Mussi aproveitou para lembrar da tradição secular do IASP, elogiar a instituição Tribunal do Juri e destacar a importância da Advocacia, que “nunca se esquiva do seu relevante papel de ser porta-voz da sociedade e defensora dos direitos e garantias fundamentais, atuando bravamente na vigilância do Estado Democrático de Direito”. O ministro destacou ainda que “o atual cenário de guerra que tem permeado os noticiários, revelando violações à soberania, à integridade territorial e aos direitos humanos em outros Países, deve servir de alerta para nos mantermos unidos e fortalecidos como Nação”. Para ler o discurso na integra, clique aqui.

Também estiveram presentes na cerimônia, o ex-ministro do STJ César Asfor Rocha, a desembargadora Federal Ana Maria Scartezzini, os juízes federais Daniela Pereira Madeira e João Batista Lazzari, a diretora cultural do IASP, Ana Nery, o conselheiro do IASP Celso Cintra Mori e a presidente da Comissão de Direito de Família e Sucessões do IASP, Clarissa Bernardo.