Criminalista Alberto Toron recebe Medalha Santo Ivo

Por Avocar Comunicação

Em cerimônia no IASP, Federação dos Institutos dos Advogados do Brasil concede honraria ao advogado pelos serviços prestados à advocacia brasileira

O advogado criminalista Alberto Zacharias Toron recebeu, na tarde de 16 de dezembro de 2021, a Medalha Santo Ivo, concedida anualmente pela Federação dos Institutos dos Advogados do Brasil a profissionais que prestaram relevantes serviços à advocacia brasileira.

Toron disse a uma audiência de advogados e juristas receber o prêmio como “uma mensagem de continuar lutando, uma luta nossa”.

O vice-presidente do Instituto dos Advogados do Mato Grosso do Sul, Benedicto Arthur de Figueiredo Neto, proponente do nome de Toron, lembrou que a advocacia é, de alguma forma, “a medicina da alma humana”. “Advogar não é apenas um ato de coragem, advogar é primeiro conhecer a si mesmo, para então conhecer e entender a dor e o desespero de quem procura nossos serviços”, iniciou seu discurso, no qual detalhou diversos pontos da história do homenageado.

Anfitrião da cerimônia, o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), Renato de Mello Jorge Silveira, lembrou da amizade com o criminalista e sua ligação com o Instituto paulista. “O IASP tem uma rica história de defesa do estado democrático de direito, de defesa do pensamento jurídico, como uma congregação, de pensamentos, de várias ordens. Nesse aspecto, doutor Toron fortifica o lado o pensamento da área criminal, da área penal, da área humanista”, disse o também criminalista Renato Silveira.

O presidente da Federação dos Institutos dos Advogados do Brasil, Gilberto Lopes Teixeira, lembrou que Toron é o décimo advogado a receber a medalha. O advogado, que é também presidente do Instituto dos Advogados de Santa Catarina, contou ainda detalhes das atividades da agremiação nacional e lembrou: “Os Institutos dos Advogados têm sido protagonistas e essenciais na construção histórica do Direito em nosso país e do retorno da democracia em nossa nação”.

Democracia que foi o pano de fundo do discurso do homenageado, que teceu críticas ao sistema penal, às decisões monocráticas e às ameaças às instituições jurídicas e dos advogados. Emocionado, Toron terminou lembrando do seu pai, judeu que fugiu das barbáries de nazismo.

“Meu pai, de saudosa memória, com tudo que ele tinha para ser um homem triste, para baixo, que vivesse de recordações, ele era, na verdade, um homem otimista, um homem para cima, risonho. É esse otimismo que eu trago comigo hoje para dividir com vocês que me acompanham nessa luta”, encerrou Toron, sendo aplaudido em pé.

A Medalha Santo Ivo foi idealizada pelo renomado artista plástico baiano Mário Cravo Júnior, por iniciativa do Dr. Antonio Luiz Calmon Navarro Teixeira da Silva, então Presidente do Instituto dos Advogados da Bahia, e destaca a figura do patrono da Advocacia, Santo Ivo, que foi canonizado por sua vida dedicada à defesa dos pobres e dos vulneráveis, sendo um exemplo de vida para todos nós.

Para assistir a cerimônia completa, acesse o canal do YouTube do IASP.

Lançamentos

A tarde foi marcada também pelo lançamento de duas publicações. Com artigos produzidos por membros efetivos dos Institutos, “Democracia em Risco”, publicado pela EMais Editora, fomenta o debate plural com diversos temas propostos por cada autor.

O livro “Direito e a Advocacia: novos tempos”, publicado pela Editora IASP, traz 25 artigos com o mesmo intuito de diversidade de temas contemporâneos.

Após a grande cerimônia, os presidentes dos Institutos se reuniram com o ex-presidente do IASP, Ives Gandra Martins, que fez duras críticas à Proposta de Emenda Constitucional aprovada pela Congresso Nacional, mostrando seus impactos negativos tanto do ponto de vista econômico quanto jurídico.