Editorial – 145 anos de debate e estudo

As últimas semanas do ano para o Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) foram marcadas por reflexões, homenagens e comemorações. Mais uma vez, desde 1874, o IASP mostrou-se, acima de tudo, um ambiente de debate e estudo.

Toma relevância, então, que, ao comemorar seus 145 anos em 29 de novembro deste ano, o IASP reuniu especialistas das mais diversas áreas para debater, durante todo um dia, questões envolvendo as possíveis mudanças legislativas que estão na ordem do dia e o que se consolidou entre as novidades dos últimos anos.

Sem dúvida, foi um dia especial, que culminou com o recebimento da medalha Barão de Ramalho, a mais alta condecoração do Instituto, por Mário Sérgio Duarte Garcia, um arauto da Democracia. Eminente advogado, um dos comandantes do movimento das Diretas Já, Duarte Garcia foi homenageado com os eloquentes discursos do conselheiro Antonio Claudio Mariz de Oliveira e do ministro Francisco Rezek.

E nesse caminho de debate, em que se relê o passado e olha-se para o futuro, o IASP ouviu a análise do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, sobre o que se espera para 2020, na última reunião-almoço de 2019.

Assim, o ano se encerra com a sensação de que o IASP continua trilhando sua vocação e se unindo cada vez mais à Advocacia. Aliás, nesse período, foi possível maior aproximação de todas as entidades da Advocacia em prol da classe e da cidadania.

Para o ano que chega, há muito trabalho, já que o cenário é de desafios. No entanto, com a confiança de estarmos acompanhado de diretores, conselheiros e associados de excelência, esperamos de 2020 um ano de estudo, atuação e energia.

Em nome da diretoria do IASP, desejamos a todos próspero e feliz 2020.

Renato de Mello Jorge Silveira
Presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo