IASP presente em encontro de penalistas com o papa Francisco

18 de novembro de 2019

Por Avocar Comunicação

Com a presença de 600 especialistas em Direito Penal, o Sumo Pontífice reconheceu o serviço dos profissionais e sugeriu o desenvolvimento de uma justiça com dignidade e respeito aos direitos da pessoa humana

O presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), Renato de Mello Jorge Silveira, participou na sexta (15/11) de um encontro de penalistas com o papa Francisco no Vaticano, que fez parte do Congresso Internacional de Direito Penal.

Na ocasião, o Sumo Pontífice apelou aos líderes e representantes do Direito Penal para que deem mais atenção aos crimes dos poderosos e contribuam e assegurem uma tutela jurídica adequada. O encontro contou com a participação de cerca de 600 profissionais.

“Foi uma oportunidade extremamente importante de ouvir o maior líder da Igreja Católica sobre o que pensa Sua Santidade em relação ao nosso ofício”, disse o presidente do IASP.

Em seu discurso, o Papa expressou seu apreço e reconhecimento pelo serviço que esses profissionais prestam à sociedade e ao desenvolvimento de uma justiça, que respeita a dignidade e os direitos da pessoa humana.

Papa Francisco destacou dois aspectos relevantes: a “idolatria do mercado” e os “riscos do idealismo penal”. “A pessoa frágil e vulnerável encontra-se indefesa diante dos interesses do mercado divinizado, que se tornaram regra absoluta. Hoje, alguns setores econômicos têm mais poder que os próprios Estados. Esta realidade torna-se mais evidente em tempos de globalização do capital especulativo.”

“A primeira coisa que os juristas deveriam fazer, hoje, é se perguntar, com seus conhecimentos, como combater esse fenômeno, que coloca em risco as instituições democráticas e o próprio desenvolvimento da humanidade ”, completou o Santo Padre.

Leia na íntegra o discurso.


(Com informações da Agência de Notícias do Vaticano)