Encontro luso-brasileiro em São Paulo discute o futuro da Justiça

06 de agosto de 2019

Por Avocar Comunicação

Como parte das comemorações do Dia do Advogado, o IASP promove o encontro com os professores Eduardo Vera-Cruz Pinto, de Portugal, e Marco Antonio Marques da Silva, do Brasil

Os intercâmbios de estudos jurídicos entre Brasil e Portugal continuam se intensificando a partir de inciativas entre o Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) e entidades lusófonas. Nesse sentido, acontece no dia 09 de agosto uma parceria entre o IASP e Academia de Jurisprudentes de Língua Portuguesa.

O catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Eduardo Vera-Cruz Pinto e o professor-titular da Faculdade de Direito da Pontífice Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) desembargador Marco Antonio Marques da Silva debaterão “O Futuro da Justiça” na Casa de Portugal, em São Paulo.

A questão foi debatida durante o VII Colóquio Brasil-Portugal, ocorrido em maio em diversas cidades de Portugal, e também tema de um livro de autoria de Vera-Cruz, publicado pela Editora IASP. Juntamente com o ex-presidente do IASP e atual presidente da comissão de Altos Estudos Constitucionais, José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro, o professor português organiza o Colóquio desde sua primeira versão.

Vera-Cruz, que é associado honorário do IASP, deu seu depoimento sobre a importância do Colóquio na última edição do encontro. Para ouvir e ver o professor, clique aqui.

“Não há dúvidas, que o debate entre Brasil e Portugal tem sido cada vez mais intenso e profícuo”, atesta o presidente do IASP, Renato de Mello Jorge Silveira.

“O IASP intensifica sua atividade cultural de vanguarda ao debater e refletir sobre o avanço da tecnologia e a conduta de todos os integrantes do sistema de Justiça com a imprensa e com as mídias sociais”, afirma José Horácio Ribeiro que organizou o encontro junto com Marques da Silva, associado do IASP que tem fortes ligações com a Universidade de Lisboa, sendo integrante do Centro de Investigação Jurídica do Ciberespaço da Faculdade de Direito da universidade.

Como não poderia deixar de ser, a discussão irá atentar para a questão da tecnologia e o Direito, seja como contexto de processos judiciais quanto como ferramenta para o trabalho do Judiciário em geral. Em seu livro, Vera-Cruz indaga se a inovação pode ser o início do “servilismo tecnológico” do Judiciário.

A contemporaneidade do tema não exclui do debate a necessidade de sempre voltar às bases da Justiça moderna, que é o Direito Romano, nem de discutir outras questões contemporâneas como o ativismo judicial.

Com um tema abrangente e desafiante, o encontro será, sem dúvida, enriquecedor para quem participar.

Serviço

Debate “O Futuro da Justiça”

Dia 09 de agosto, às 19h, na Casa de Portugal, avenida Liberdade, 602, São Paulo