Direito Comercial e Empresarial


Livro | Teoria crĂ­tica da empresa

Ivanildo Figueiredo

ISBN: 978-85-69419-31-0
SĂŁo Paulo: Editora IASP, 2018
NĂșmero de pĂĄginas:

Associados IASP e membros CNA:
R$ 101,00

PĂșblico Geral:
R$ 126,00

Comprar

“Talvez nĂŁo exista outro ramo jurĂ­dico tĂŁo permanentemente envolto em questionamentos acerca de sua identidade e autonomia que o direito comercial. JĂĄ a profusĂŁo de nomes com os quais se apresenta (mercantil, empresarial, de empresa, dos negĂłcios, etc.) denota certa dificuldade de se encontrar no universo jurĂ­dico, diferenciando-se dos demais ramos. Por outro lado, a disciplina assumidamente considera ter o objeto mudado ao longo dos sĂ©culos: começou, na Idade MĂ©dia, como o direito dos comerciantes reunidos em corporaçÔes; elegeu como foco a imprecisa noção de atos de comĂ©rcio, no inĂ­cio da Idade ContemporĂąnea; e, hoje, aponta a empresa como seu nĂșcleo estruturador. AlĂ©m disso, vez por outras, o direito comercial vĂȘ‑se a defender sua prĂłpria sobrevivĂȘncia enquanto ramo especĂ­fico. Diferencia-se do direito civil, por meio de instrumentos menos formais e mais ĂĄgeis; vĂȘ o direito civil incorporar tais caracterĂ­sticas para, em seguida, reivindicar absorvĂȘ-lo; diferencia-se, entĂŁo, mais ainda, reforçando seus princĂ­pios e regras – num incessante e enfadonho movimento de “gato e rato”.  

O livro que o leitor tem Ă s mĂŁos, de autoria de Ivanildo Figueiredo, Professor da Universidade Federal de Pernambuco, foca diretamente a essĂȘncia do direito comercial, do modo como hoje ele se compreende no Brasil e em alguns outros paĂ­ses de filiação jurĂ­dica romano-germĂąnica: a teoria da empresa. Critica-a, num interessante esforço de aproximação das elucubraçÔes teĂłricas Ă s dobras da prĂĄtica profissional. Critica-a, tambĂ©m, revelando as incongruĂȘncias por assim dizer “internas”.

Fundado em ampla e atualizada pesquisa e expresso com uma rara elegĂąncia no portuguĂȘs, o Teoria CrĂ­tica da Empresa reĂșne todos os atributos para tornar-se referĂȘncia no estudo da matĂ©ria, na literatura jurĂ­dica brasileira. Ainda que nĂŁo se concorde com os resultados a que chega o autor, certamente nĂŁo se poderĂĄ deixar de refletir sobre as muitas e percucientes questĂ”es que suscita.”

FĂĄbio Ulhoa Coelho

Professor Titular de Direito Comercial da PUC-SP

CARACTERÍSTICAS

Formato: 23,8×16,5×3,5 cm
Peso: 789
ISBN: 978-85-69419-31-0

SumĂĄrio


VocĂȘ tambĂ©m pode se interessar