Vídeos

As mudanças climáticas e o mercado de créditos de carbono – Ao vivo


Evento Gratuito

ABERTURA: Renato Silveira e Priscila Santos Artigas

PARTICIPANTES: Alice Grimm, Amália S. Botter Fabbri, Debora Sotto, Édis Milaré, Edmilson Dias de Freitas, Fernanda Castilho, Fernando Caixeta Lisboa, Flávio Ojidos, Jean Ometto, Maria Clara R. Alves Gomes, Priscila Santos Artigas, Tatiana Tucunduva Philippi Cortese

ORGANIZAÇÃO: Comissão de Estudos de Direito Ambiental do IASP –  Priscila Santos Artigas (Presidente)

Programação
Imprimir Programação

13h30 – Abertura
Renato Silveira – Presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo
Priscila Santos Artigas – Presidente da Comissão de Direito Ambiental do IASP

 

Painel 1 – Tendência do clima e mudanças climáticas
Horário: 13h45 – 14h45

PALESTRANTES

Alice Grimm
Professora Titular da Universidade Federal do Paraná. Doutora em Metereologia pela USP, mestre em Ciências Geodésicas pela UFPR, graduada em Física e em Arquitetura e Urbanismo pela UFPR. Integra o Comitê Científico do UCCRN (Urban Climate Change Research Network, Columbia University). Atua na área de Ciências Atmosféricas, com ênfase em variações e mudanças Climáticas.

Edmilson Dias de Freitas
Professor Titular do IAG – Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas. Doutor e Mestre em Metereologia pela USP, graduado em Física pela Universidade Federal do Paraná. Atua na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia Aplicada, com pesquisas que envolvem o desenvolvimento de modelos atmosféricos de previsão de tempo e a aplicação destes em estudos de qualidade do ar ou impactos ambientais.

Jean Ometto
Pesquisador Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e chefe da Divisão de Projetos Estratégicos (DIP3). Docente permanente do PPG em Ciência do Sistema Terrestre (CST/INPE); vice-coordenador da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede CLIMA); coordenador da Plataforma AdaptaBrasil MCTI. Nomeado ao IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change) ao Working Group II (Impacts, Adaptation, and Vulnerability), aos ciclos AR5 e AR6, e para a IPCC Task Force sobre inventários de emissões de GEE.

Moderação: Maria Clara R. Alves Gomes
Advogada. Pós-graduada em Processo Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Meio Ambiente e Sociedade pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

 

Painel 2 – Os acordos internacionais: panorama histórico e a evolução do mercado de carbono em escala global e no Brasil
Horário: 14h50 – 15h50

PALESTRANTES

Tatiana Tucunduva Philippi Cortese
Pesquisadora do Centro de Síntese USP Cidades Globais – Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, Docente do Programa de Pós-graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis – PPGCIS da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Docente da FGVLaw.

Debora Sotto
Procuradora do Município de São Paulo. Pesquisadora colaboradora do Programa USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados da USP. Mestre Profissional em Direito Internacional e Comparado do Meio Ambiente pela Universidade de Limoges. Doutora em Direito Urbanístico pela PUC/SP, com pós-doutorados pelo Departamento de Saúde Ambiental da FSP/USP e pelo Programa USP Cidades Globais do IEA/USP.

Amália S. Botter Fabbri
Advogada. Pesquisadora do Grupo de Estudos Aplicados ao Meio Ambiente (GEAMA/USP). Membro da LACLIMA – Latin American Climate Lawyers Initiative for Mobilizing Action.Mestre (LLM) em Direito Ambiental, com ênfase em energia e recursos naturais, pela Queen Mary University of London – QMUL. gaduada em Direito pela PUC/SP e em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo FFLCH/USP.

Moderador: Édis Milaré
Professor e consultor em Direito Ambiental; Doutor e Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela PUC/SP; Criador e 1º Coordenador das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente do Estado de São Paulo; Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (1992/1994).

 

Painel 3 – Os mercados de carbono regulado e voluntário: como funcionam, principais diferenças, seus entraves e desafios, certificações e oportunidades de negócios. A tokenização da Amazonia.
Horário: 15h55 às 16h55

PALESTRANTES

Fernando Caixeta Lisboa
Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Uberlândia. Membro da Aliança Brasileira de Pesquisa em Finanças e Investimentos sustentáveis. Mentor, Palestrante e Empreendedor. Doutorando em Sistemas Sustentáveis de Energia pelo programa MIT Portugal, pela Universidade de Coimbra (Portugal), com períodos de pesquisa no Instituto de Tecnologia de Massachussetts (EUA), Universidade de Kisiii (Quênia) e Universidade de Turim (Itália). Trabalha com Sustentabilidade, Empreendedorismo e inovação sustentável, Qualidade, Economia Circular, Internacionalização de Empresas e Pessoas, dentre outros temas.

Flávio Ojidos
Advogado e Consultor Ambiental. CEO da Jataí Capital e Conservação. Mestre em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável pela ESCAS/IPE – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade do Instituto de Pesquisas Ecológicas. Autor do livro “Conservação em Ciclo Contínuo” e coproprietário e gestor da RPPN Gigante do Itaguaré.

Fernanda Castilho
Advogada. General Manager da Moss. MBA em Administração pela Universidade da Carolina do Norte. Atuou como Relationship Manager no Banco BTG Pactual e na XP Inc. Tem sólida experiência em Direito Empresarial e Tributário, tendo atuado também como Marketing Manager na multinacional Agility Logistics, em projeto voltado a desenvolver novas linhas comerciais entre EUA e Brasil.

Moderação: Priscila Santos Artigas
Advogada. Presidente da Comissão de Estudos de Direito Ambiental. Doutora em Direito Econômico e Financeiro e Mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito, ambos com concentração em Direito Ambiental pela USP.

Encerramento- 17h

 

Organização: Comissão de Estudos de Direito Ambiental
Presidente: Priscila Santos Artigas




 

Informações Complementares

Telefone IASP:
+55 (11) 3170 3400
E-mail:
eventos@iasp.org.br

Obs.1: O IASP poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários dos eventos bem como poderá substituir o palestrante em caso de imprevisto.

Obs.2: Reserva-se o direito de cancelar o evento caso não haja um número suficiente de inscritos, sem ônus para o IASP. Os inscritos terão a restituição do valor total pago.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade do IASP, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site do Instituto dos Advogados de São Paulo, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços online, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Você também pode se interessar
20
mai
2024

Evento Presencial

Reunião-Almoço | Rodrigo Pacheco
23
abr
2024

Evento Presencial

Desafios atuais e futuros do Fundo Garantidor de Créditos (FGC)
14
mai
2024

Eventos

Transição Energética no Setor de Infraestrutura