IASP homenageia Tales Castelo Branco com livro sobre sua trajetória na Advocacia Criminal

Cerimônia destacou a importância do jurista para a história do Instituto e para o Direito brasileiro

 

O Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) realizou, nesta quarta-feira (26/11), o lançamento da obra “Na Trincheira da Liberdade: 90 Anos de Tales Castelo Branco – Homenagem a um Mestre da Advocacia Criminal”, em evento marcado pelo reconhecimento ao legado de Tales.

Advogado criminalista de renome nacional, conhecido pelo perfeccionismo, pela elegância e pela altivez na tribuna, Tales Castelo Branco presidiu o IASP entre 2004 e 2006, deixando uma das maiores contribuições da história do instituto.

Com a presença de familiares, autores do livro e convidados, a cerimônia foi conduzida pelo presidente do IASP, Diogo Leonardo Machado de Melo. Também estavam presentes na mesa Marina Coelho Araújo, vice-presidente do IASP; Paula Tonani, diretora financeira; Luiz Antonio Alves de Souza, diretor administrativo; e Frederico Crissiúma de Figueiredo, um dos coordenadores da obra.

Diogo de Melo expressou o “orgulho e a satisfação de ter na casa um dos maiores nomes do Direito Nacional”. Também destacou que o Instituto só cresce quando valoriza a sua história: “Relembrar o legado de Tales é um resgate da memória da casa. Hoje, no IASP, reverenciamos a defesa da Democracia graças à presidência de Castelo Branco”.

Também coordenador da obra, Antonio Ruiz Filho afirmou que a homenagem é mais do que merecida e observou que “tudo o que puder ser dito ou escrito sobre esse advogado seria pouco”, reforçando a admiração e o reconhecimento ao trabalho do mestre da Advocacia Criminal. Ruiz terminou agradecendo aos colaboradores do livro e elogiando a qualidade dos textos reunidos.

Frederico Prado Lopes, diretor da Editora IASP,  destacou o privilégio de publicar uma obra com essa relevância. “A editora se sente honrada em participar de um projeto desse calibre, que tem a colaboração dos maiores nomes do Direito Penal e celebra uma figura que deixou um legado imenso para o IASP”, disse.

Fernando Castelo Branco, filho do homenageado e autor do prefácio da obra, agradeceu ao IASP, à diretoria e aos coordenadores. O homenageado da noite, em entrevista ao final do evento, expressou sua alegria, afirmando que espera “ter contribuído de alguma forma para merecer esta obra que celebra 90 anos de trajetória dedicada à advocacia criminal”.