IASP debate prevenção e enfrentamento do assédio moral e sexual

Com autoridades e especialistas, evento nesta sexta-feira, dia 7/11, integra a série Olhar IASP e propõe discutir caminhos para acolhimento de vítimas de abusos

O Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) promove, nesta sexta-feira (07/11), às 9h30, o evento “Assédio Sexual e Moral – Desafios e Sugestões”, com a participação de autoridades e especialistas das áreas jurídica e da saúde. O encontro é gratuito e presencial, na sede do instituto, na avenida Paulista, e faz parte da iniciativa Olhar IASP, que tem como missão enfrentar a invisibilidade de temas sensíveis e estimular uma sociedade mais inclusiva.

Organizado pela Comissão de Direitos Humanos do IASP, presidida por  Belisário dos Santos Júnior, o encontro desta sexta propõe discutir caminhos para prevenção, enfrentamento e acolhimento de vítimas de abusos em ambientes institucionais e profissionais.

O evento terá abertura de Belisário Júnior e contará com Adriane Reis de Araújo, Procuradora Regional do Trabalho; Euclydes José Marchi Mendonça, advogado trabalhista e presidente do Instituto Solidare; Graccielle Azevedo, psiquiatra da infância e adolescência pela UNIFESP; e José Paulo Naves, advogado criminalista.

A mediação será de Heidi Florêncio Neves, diretora cultural do IASP, e a debatedora convidada é Camilla Varella, advogada e ex-presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB-SP. O encerramento fica a cargo do presidente do IASP, Diogo Leonardo Machado de Melo.

 

Olhar IASP

A iniciativa Olhar IASP, lançada por meio de sua Comissão de Estudos de Direitos Humanos, presidida por Belisário dos Santos Jr., reforça a vocação histórica do Instituto de debater temas de relevância social e contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes. Reúne especialistas de diferentes áreas para dialogar com escolas, famílias e empresas em palestras presenciais transformadas em vídeos informativos que ficam disponíveis ao público na plataforma do Instituto no YouTube.

“Um dos nossos propósitos é a defesa de dignidade da pessoa humana. Essa dignidade é a força matriz e motriz do nosso sistema. Não há como efetivar políticas públicas sem pensar nessa diretriz. Só que para implementarmos soluções jurídicas é preciso conhecer assuntos desconhecidos para o Direito”, destaca Diogo Leonardo Machado de Melo, presidente do IASP.

“O desconhecimento leva muitas vezes ao cometimento de violações aos direitos humanos. Bullying  e autismo fazem parte da nossa realidade, do cotidiano, temas que passam pelo direito à dignidade humana com variantes. O IASP tem como iniciativa levar esses eventos gravados para as escolas, públicas e privadas, que, por mais inclusivas, desconhecem características especiais desses assuntos”, comentou Belisário Jr.

A cada edição, novos conteúdos estarão disponíveis para que escolas, famílias e empresas tenham acesso à informação qualificada e orientações práticas. Os primeiros encontros deste ano trataram de Bullying e Discriminação e Autismo, com suas questões centrais para a promoção de direitos, educação e convivência social. Confira abaixo como foram esses dois encontros da iniciativa Olhar IASP.

Olhar IASP sobre Bullying e Discriminação (30/05/2025)

Com foco na realidade das escolas, o encontro discutiu estratégias para prevenção e enfrentamento da violência entre crianças e adolescentes.

  • Rose Neubauer, especialista em educação pública, ex-secretária de Estado de Educação, trouxe dados do Unicef: 1 em cada três crianças sofre bullying. Destacou a responsabilidade das instituições de ensino em criar ambientes de respeito e segurança, com estratégias de apoio às diretorias e equipes escolares.
  • Cristiane Sabino Spina, advogada, mediadora e conciliadora judicial, falou sobre exemplos de mediação de conflitos, capacitação de crianças e importância de programas escolares de prevenção e empatia.
  • Lucas Serafim, especialista em Direito Penal Econômico que atua na elaboração e implementação de protocolos antidiscriminação em ambientes corporativos e escolares, trouxe a experiência vivenciada dentro das escolas com episódios severos de bullying, mostrando a dor dos atos discriminatórios, trabalhando a empatia.
  • Heidi Florêncio Neves, doutora em Direito Penal e diretora Cultural do IASP, abordou a relação entre bullying e criminalização de crianças e adolescentes, além de responsabilização de escolas e pais, que precisam se envolver mais nesta questão.

📺 Assista ao vídeo completo

 

Olhar IASP sobre Autismo (27/06/2025)

Destacou a importância da informação e de políticas públicas para preparar a sociedade no acolhimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

  • Camilla Varella, professora universitária, mestre em Direito Processual Civil, falou sobre o direito constitucional do autista e legislação correspondente, com direitos previstos, e apontou desafios para professores e gestores em fazer uma política pública específica.
  • Andréa Werner, autista com TDAH e deputada estadual, enfatizou a necessidade de se trocar informações corretas sobre autismo no cotidiano das famílias, e como as escolas podem melhorar o acolhimento dos autistas.
  • Raquel Del Monde, médica, enfatizou a necessidade de diagnósticos precoces para abrir caminho ao autista na vida adulta e a necessidade de rebater preconceitos e dar apoio à vulnerabilidade das famílias.
  • Odir Züge Junior, autista com TDAH e advogado, abordou os temas adaptação razoável e capacitismo, destacando os avanços da legislação e a necessidade de efetivação das leis.

📺 Assista ao vídeo completo

 

Serviço:

 

Assédio Sexual e Moral – Desafios e Sugestões

Data: 07/11 (sexta-feira), às 9h30

Local: IASP – Av. Paulista, 1.294 – 19º andar – Bela Vista – São Paulo/SP

Estacionamento: Rua São Carlos do Pinhal, 747

Evento gratuito e presencial

 

Haverá certificado de participação, mediante inscrição prévia e confirmação de presença.

 

Mais informações:

Telefone: ‪+55 (11) 3170-3400

E-mail: eventos@iasp.org.br