Liana Chaib lança obra sobre trabalho análogo à escravidão em evento do IASP

Encontro presta homenagem à ministra do TST por sua trajetória na defesa da dignidade humana

A ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Liana Chaib, lançou no Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) seu livro “A Imprescritibilidade das Pretensões Trabalhistas no Combate ao Trabalho Análogo à Escravidão”. O evento ocorreu na última quinta-feira, 26 de junho, e foi organizado pela Comissão de Direito do Trabalho do IASP, sob mediação da presidente Marina Weinschenker.

No ponto alto da noite, uma emocionada Liana Chaib descreveu o lançamento como um momento marcante e expressou sua gratidão ao Instituto. “Este é um momento que vou levar no coração”, afirmou. 

Ela também ressaltou a importância e o prestígio da história do IASP, destacando seus mais de 150 anos, precedendo a própria OAB. De acordo com ela, a casa não é apenas uma entidade de advogados, mas também um espaço onde “a força das palavras brilha, especialmente nos momentos de fragilidade social”.

A ministra abordou ainda a atualidade do combate ao trabalho escravo no Brasil. Segundo ela, apesar da modernidade, o trabalho análogo à escravidão “continua vivo, cruel, odioso e desumano”. Porém, de acordo com ela, atualmente ele é sutil e muitas vezes a vítima não sabe que se encontra em uma situação de escravidão.

O presidente do IASP, Diogo Leonardo Machado de Melo, reforçou os pilares institucionais da casa, argumentando que a missão do Instituto vai além da ciência do Direito; é também acolher os advogados e defender o Estado Democrático de Direito. Ele afirmou que a proteção da dignidade da pessoa humana está no centro das preocupações do Instituto: “O IASP é uma casa da liberdade, onde todos são bem recebidos”.

O evento também foi marcado por homenagens. Carlos Augusto Monteiro celebrou a trajetória da ministra e lembrou sua atuação firme em defesa da Advocacia. Segundo ele, a área vem sendo atacada até em tribunais superiores, por isso, é de extrema importância ter a ministra Liana Chaib como uma defensora da classe.

Diretor de Relações Institucionais do IASP, Euclydes Mendonça destacou a trajetória da ministra e o papel do Instituto como referência no estudo jurídico. Finalizou reforçando o papel de acolhimento da entidade, destacando a presença de ministros, juristas e professores entre os associados.