Humberto Martins é homenageado com cerimônia no IASP e lançamento de obra

Autoridades do mundo jurídico, como Michel Temer, César Asfor Rocha, Leonardo Sica e Fábio Prieto prestigiaram o tributo ao ministro do STJ
O lançamento da segunda edição do livro “Estudos em Homenagem ao Ministro Humberto Martins (STJ)” foi celebrado no Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) na segunda-feira, dia 2/6. A cerimônia reuniu grandes nomes da área jurídica e contou com a abertura e condução do presidente do IASP, Diogo Leonardo Machado de Melo.
Compondo a mesa estavam, além do ministro Humberto Martins, o ex-presidente Michel Temer; Leonardo Sica, presidente da OAB-SP; César Asfor Rocha, ex-ministro do STJ; Roberto Rosas, presidente da Comissão de Poder Judiciário do IASP e organizador do evento; Flávia Ribeiro, Presidente da Comissão de Estudos de Direito Imobiliário do IASP; Fábio Prieto, secretário estadual da Justiça e Cidadania de São Paulo; e Renato de Mello Jorge Silveira, ex-presidente do IASP e autor do livro, que fez o primeiro discurso.
Renato Silveira destacou o papel humanista do ministro homenageado e sublinhou que humildade e lealdade são duas palavras que o definem. Ele ainda complementou: “Este novo lançamento se explica por várias razões. Primeiro, porque o ministro merece. Segundo, porque São Paulo tem direito de fazer um lançamento de sua obra”.
Reconhecimento ao perfil moderado
Logo após, Fábio Prieto destacou o grande reconhecimento do ministro pela sua atuação na presidência do STJ, argumentando que o seu dinamismo, competência e personalidade foram o grande diferencial de sua gestão.
Na sequência, o ex-presidente Michel Temer também salientou a lhaneza, cavalheirismo, moderação, equilíbrio e sensatez do ministro, características que, segundo ele, se refletiram durante toda a sua atuação profissional.
O ex-presidente também cumprimentou o Instituto dos Advogados de São Paulo “não só pelo trabalho que fez ao longo de anos, mas especialmente pela data de hoje em que se homenageia o grande jurista que é o ministro Humberto Martins”.
Roberto Rosas, presidente da Comissão do Poder Judiciário do IASP, destacou que a obra lançada representa muito mais do que um simples registro acadêmico. “Trata-se de uma homenagem coletiva prestada não apenas por magistrados, mas também por advogados, professores e operadores do Direito em geral, a uma figura que dedicou sua trajetória profissional a prestar relevantes serviços à Justiça e à sociedade”.
Obra reflete desenvolvimento do Direito
Por sua vez, o ministro Humberto Martins fez questão de saudar familiares, amigos e diversas autoridades presentes e demonstrou grande gratidão e emoção pela homenagem, destacando seu vínculo não apenas com o IASP, mas com toda a comunidade jurídica nacional. Ele também ressaltou que o Instituto não pertence apenas a São Paulo, mas “ao Brasil, à cidadania e a todos os brasileiros”.
Ao comentar sobre a segunda edição do livro lançado em sua homenagem, Humberto Martins enfatizou que a obra é uma contribuição valiosa para o desenvolvimento do pensamento jurídico, abordando temas contemporâneos como hermenêutica constitucional, precedentes, segurança jurídica, democracia, além dos impactos das novas tecnologias no Direito.
Em tom mais reflexivo, Martins compartilhou sua visão humanista do Direito, que, segundo ele, vai muito além das normas e das técnicas. “Discutir o Direito é discutir a vida. Se discute a vida, discute-se o bem e a paz da humanidade”, afirmou.
Encerrando sua fala, o ministro fez questão de lembrar uma de suas máximas: “A gratidão é a memória do coração”, e concluiu com uma mensagem de esperança, fraternidade e amor: “De mãos dadas, sempre juntos. Deus no comando. Brasil, nosso bem-querer. Cidadania, em primeiro lugar”.




