Reforma do Código Civil

O Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), fiel ao seu compromisso com a defesa do Estado de Direito e a valorização do processo legislativo democrático, subscreveu, juntamente com importantes entidades do meio jurídico, manifesto público em defesa da tramitação adequada e regular do Projeto de Reforma do Código Civil atualmente em análise no Congresso Nacional.

A iniciativa, que reúne o apoio de 19 entidades, reforça a necessidade de que a proposta legislativa siga o rito previsto no artigo 374 do Regimento Interno do Senado Federal, como um verdadeiro Projeto de Código.

O texto em discussão promove alterações profundas em mais de 1.200 dispositivos legais e propõe a criação e reformulação de livros inteiros do atual Código Civil, o que exige um processo legislativo amplo, transparente e participativo.

As entidades signatárias defendem que o projeto não tramite em regime de urgência e que permita a apresentação de emendas, garantindo a participação ativa da sociedade civil, da comunidade jurídica e da academia.

Somente com debate técnico, plural e democrático será possível alcançar um ordenamento civil moderno, justo e sintonizado com os valores contemporâneos, respeitando os princípios constitucionais da legalidade, segurança jurídica e participação democrática.

Confira aqui o manifesto das entidades e abaixo os veículos de mídia que repercutiram o conteúdo:


https://valor.globo.com/politica/noticia/2025/04/25/entidades-jurdicas-cobram-tramitao-sem-urgncia-de-reforma-do-cdigo-civil.ghtml?giftId=1af39ce156f843d&utm_source=Whatsapp&utm_medium=Social&utm_campaign=compartilharmateria

https://www.youtube.com/live/5tAneDef0Js?si=4DsiWaSXfOlzCmgw

https://www.migalhas.com.br/quentes/429152/reforma-do-codigo-civil-entidades-pedem-regularidade-do-rito

https://www.conjur.com.br/2025-abr-25/entidades-defendem-rito-sem-urgencia-para-reforma-do-codigo-civil/

https://www.congressoemfoco.com.br/noticia/108021/reforma-do-codigo-civil-entidades-pedem-rito-adequado-na-tramitacao?f5=

https://www.jota.info/legislativo/iasp-e-entidades-juridicas-defendem-rito-adequado-na-tramitacao-da-reforma-do-codigo-civil