Com grandes nomes do Direito, IASP sedia Congresso de Biodireito, Bioética e Direitos Humanos
Em uma programação marcada pela liderança feminina, evento nesta quarta-feira terá homenagem à professora Maria Garcia
O Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) promove nesta quarta-feira (15/10), às 8h30, em sua sede, o “Congresso de Biodireito, Bioética e Direitos Humanos Cátedra Jean Monnet”. Organizado em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia e o Projeto Global Crossings, o evento também fará uma homenagem à professora Maria Garcia, associada honorária do IASP.
O Congresso terá como temas principais a concretização da justiça na área do Biodireito, o impacto da Inteligência Artificial para além do ser humano, aspectos polêmicos do Biodireito, educação para os Direitos Humanos e reprodução humana assistida no Brasil. A parte da manhã será presencial, enquanto as sessões da tarde e noite serão via Teams e YouTube.
No dia 10 de novembro, a professora Maria Garcia receberá o Prêmio Barão de Ramalho, a maior honraria concedida pelo Instituto, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao IASP e ao país.
A professora é livre-docente, doutora e mestre em Direito pela PUC-SP, onde leciona Biodireito Constitucional. Também ensina Biodireito/Bioética do Centro Universitário Assunção — UNIFAI. Recebeu o “Award for Active Member / 2019 — World Bioethics Day” da UNESCO. Foi membro da Comissão de Bioética do Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; e do Comitê de Bioética do Hospital do Coração, entre outras atividades.
O evento contará, ainda, com as participações especiais de Maria Helena Diniz, professora titular de Direito Civil na PUC-SP e autora de mais de quarenta livros e artigos na área; e Cláudia Loureiro, coordenadora da Cátedra Jean Monnet/UFU e professora de Biodireito.
Paula Tonani, diretora financeira do IASP e uma das organizadoras, comentou que “para o Instituto, o Congresso é a confirmação do nosso papel como casa de debate qualificado e plural”. Segundo ela, reunir referências como Maria Garcia e Maria Helena Diniz significa “oferecer à comunidade jurídica um espaço de excelência, que integra teoria e prática, tradição e inovação”.
Tonani também falou sobre a importância da homenagem à professora Maria Garcia e destacou seu profissionalismo: “É um gesto de gratidão e de justiça acadêmica. A professora Maria Garcia formou gerações de juristas, sempre conciliando rigor técnico e olhar humanista. Homenageá-la é reconhecer sua produção intelectual, sua atuação pioneira em temas sensíveis do direito e seu exemplo ético. Ao celebrarmos sua trajetória, reafirmamos valores que devem orientar a vida jurídica: dignidade, responsabilidade e compromisso com o interesse público”.
Ressaltando a bancada com maioria feminina, a diretora salientou que é uma decisão coerente com a realidade do campo do Direito. “Há mulheres liderando pesquisa, docência e prática nessas áreas. Uma bancada majoritariamente feminina amplia repertórios, favorece leituras mais inclusivas e aprimora a qualidade do debate — especialmente em agendas que tocam autonomia, cuidado, vulnerabilidade e não discriminação”, concluiu.
História com IASP e trajetória
Associada honorária do IASP, Maria Garcia foi vice-presidente do Instituto no triênio 2016-2018. Atualmente, está no cargo de presidente da Comissão Permanente de Estudos de Bioética. Além das funções acadêmicas e profissionais já citadas, Maria Garcia exerceu o cargo de procuradora do Estado de São Paulo, atuando no IPESP, e foi assistente jurídico da Reitoria da Universidade de São Paulo. É membro-fundador e atual diretora geral do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional — IBDC, além de coordenadora da Revista de Direito Constitucional e Internacional da Editora Revista dos Tribunais.
É também associada honorária do CONPEDI; membro do Conselho Superior de Direito da Federação do Comércio — FECOMERCIO; do Conselho Editorial da Revista da Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo; do Conselho Editorial da Revista De Jure, do Ministério Público de Minas Gerais; e foi membro do Conselho Curador da Escola Superior de Advocacia (Gestão 2025/2027.
SERVIÇO
Evento:
III Congresso de biodireito, bioética e direitos humanos Cátedra Jean Monnet
15/10, quarta-feira, às 8h30
Evento gratuito e exclusivamente presencial
Organização:
IASP, Universidade Federal de Uberlândia e Projeto Global Crossings
Local:
IASP | Av. Paulista, 1294 – 19º andar – Bela Vista – São Paulo/SP
Estacionamento: Rua São Carlos do Pinhal, 747
Informações completas em:
III Congresso de biodireito, bioética e direitos humanos Cátedra Jean Monnet