“Direitos humanos são imprescindíveis”: Eunice Prudente fala sobre democracia, gênero e etnia no IASP
Evento promovido pela Comissão de Direito das Mulheres discutiu o impacto da escravidão, o ataque às minorias e a importância de uma Constituição com o “semblante do povo”
Eunice Prudente, professora sênior do Departamento de Estado da Faculdade de Direito da USP, debateu a importância da democracia e dos direitos fundamentais, principalmente em relação às minorias da sociedade, no evento “Direitos Humanos: gênero e etnia”, realizado pela Comissão de Direito das Mulheres do IASP, na segunda-feira, dia 4/08.
A professora tratou sobre a necessidade de se defender a dignidade humana: “Os direitos humanos são fundamentais, imprescindíveis e inafastáveis. A conquista em 1988, após os movimentos sociais se unirem contra a ditadura, foi uma Constituição que tem realmente o nosso semblante”.
Eunice ressaltou o histórico do IASP na luta pela democracia, além de defender que “estamos aqui porque houve um cultivo dos direitos humanos, por isso, pensar de forma crítica em tudo o que aconteceu é essencial para o futuro”.
De acordo com ela, esse estudo do passado precisa ser feito sempre levando em consideração os ataques que os direitos humanos sofreram ao longo do tempo, em especial durante os 400 anos de escravidão. “Isso teve um impacto muito grande para a comunidade negra. Famílias eram separadas e pessoas eram tratadas como objetos de compra e venda. A escravidão comprometeu gerações e nós nunca podemos nos conformar”, completou.
A professora também mostrou preocupação em relação a marginalização sofrida pelas pessoas que tem como trabalho a prostituição. Segundo ela, são profissionais que não têm independência e liberdade, muitas vezes dominados pelo crime organizado. E, além de terem seus direitos feridos, ainda são “animalizadas pela sociedade”.
Além da professora Eunice, a mesa do evento foi composta por Roberta Toledo, presidente da Comissão de Direito das Mulheres do IASP; Heidi Florencio Neves, diretora Cultural; e Luiz Antonio Alves de Souza, diretor Administrativo.