3 de julho – Compromisso permanente com o combate à discriminação racial

O Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP reconhece a importância do dia 3 de julho como marco simbólico na luta contra a discriminação racial no Brasil. Mais do que uma data de lembrança, trata-se de um chamado à ação permanente por uma sociedade mais justa, plural e igualitária.

A história e a realidade do país revelam que o racismo estrutural ainda impõe barreiras à plena cidadania de milhões de brasileiros. Por isso, o IASP reafirma seu compromisso de adotar posturas proativas em defesa da igualdade racial, promovendo espaços de escuta, reflexão e ação.

Cabe às instituições jurídicas, especialmente, contribuir com a formulação de políticas públicas inclusivas, educativas e efetivas. O enfrentamento da discriminação racial não se faz apenas com normas, mas com consciência, coragem e continuidade.

Nesse sentido, o IASP seguirá atuando para fortalecer o Estado Democrático de Direito também como instrumento de promoção da dignidade e da diversidade, valores que devem orientar todas as esferas da vida pública e privada.

Diogo Leonardo Machado de Melo
Presidente do IASP

Carlos Alberto de Santana
Presidente da Comissão de Estudos de Direito Antidiscriminatório do IASP