Contra o golpe do falso advogado, “Antes de confiar, confirme”

IASP apoia campanha da AASP, que lançou e-book com orientações práticas para prevenir fraudes, proteger clientes e fortalecer a atuação ética da Advocacia

O golpe do falso advogado vem crescendo no país. Criminosos utilizam dados reais de processos para enganar vítimas e solicitar pagamentos indevidos. Diante do aumento expressivo dessas fraudes, a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) lançou a campanha “Antes de confiar, confirme”, com um e-book educativo e gratuito voltado à orientação da sociedade civil e apoio do IASP.

“A gente fala em demanda predatória e agora o falso advogado. Temos que provar que o advogado é advogado. São desafios da patologia que estamos vivenciando e gerando prejuízos enormes aos nossos clientes e até a classe jurídica ou a classe da advocacia em geral”, comentou o presidente do IASP, Diogo Leonardo Machado de Melo, durante a reunião de Diretoria e Conselho na quarta-feira, dia 25/6.

A presidente da AASP, Renata Mariz de Oliveira, esteve presente na ocasião para pedir que conselheiros e associados colaborem na viralização do e-book. “Como vários golpes, eles se atualizam muito rápido, ainda mais com a inteligência artificial. Então, junto com a minha diretoria, com nossa parceria, com o meu conselho, focamos nossa campanha na sociedade civil. A OAB já fez uma cartilha para os advogados. Agora, acho que nós temos que colocar isso para fora da nossa bolha. Nosso desejo é mostrar para a sociedade civil que a precaução é o melhor remédio”, disse.

Prevenção contra fraude

O lema da campanha é um chamado para acabar com esse tipo de golpe. “Se a pessoa que contratou um escritório recebe um telefonema, ou uma mensagem de WhatsApp, ligue para o seu advogado para confirmar. Pagamento antecipado não existe, nem na advocacia criminal. Por isso eu peço a vocês para viralizarem esse e-book que criamos, porque é a prevenção. Os escritórios podem tomar várias atitudes, entre elas avisar aos clientes o que está acontecendo. Mas, efetivamente, o que eu peço é que a gente consiga alcançar o maior número de pessoas possível, porque são falsos advogados. As verdadeiras advogadas e advogados somos nós que estamos aqui”, afirmou.

A publicação detalha os principais métodos utilizados por golpistas, que acessam informações públicas de processos judiciais para entrar em contato com partes envolvidas, se passando por profissionais do Direito. Com argumentos de urgência e uso de linguagens técnicas, os criminosos induzem vítimas ao erro e solicitam transferências indevidas.

Além de alertar sobre os riscos, o material traz medidas preventivas, como a definição de canais oficiais de contato, uso de senhas personalizadas, autenticação digital, e recomendações para clientes e escritórios. Também há orientações sobre como agir em caso de golpe e qual a base legal aplicável.

Com linguagem clara e apoio visual, a campanha é um importante instrumento de proteção da confiança na Advocacia brasileira. Para acessar o material completo e compartilhar com clientes, acesse:

👉 https://antesdeconfiarconfirme.aasp.org.br