Ministro do STF, Edson Fachin se torna associado honorário do IASP

Luiz Edson Fachin, vice-presidente e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), recebeu o título de associado honorário do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) na última quinta-feira (31/10). O Título é concedido pelo Instituto àqueles de notável merecimento e elevado saber jurídico, com relevantes serviços prestados ao Brasil e/ou à Ciência Jurídica

A cerimônia foi aberta pelo presidente do IASP, Renato de Mello Jorge Silveira, que relembrou a trajetória do ministro até o STF e reforçou a histórica relação do Instituto com o Poder Judiciário, durante os seus 150 anos de existência.

“Ser IASP é fazer parte dessa instituição que tem o Direito e Justiça acima de interesses quaisquer, significando também ombrear-se em espírito comum. Somos, pois, irmãos de armas da Justiça. Tenha, excelência, o IASP em seus 150 anos passados e outros tantos futuros como sua casa para que possamos almejar dias melhores para a Justiça e o Brasil”, reforçou.

A mesa da cerimônia foi composta pelo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), desembargador Fernando Torres Garcia; pelo professor titular de Direito Financeiro da Faculdade de Direito da USP e associado do IASP, Fernando Facury Scaff; pela diretora cultural do IASP, Heidi Florêncio Neves; pelo conselheiro e diretor de relações internacionais do IASP, Cássio Namur; pela vice-presidente eleita do IASP, Marina Coelho; e pelo ex-presidente do IASP, Rui Celso Reali Fragoso. Alunos do curso de graduação em Direito da Universidade Presbiteriana do Mackenzie também estiveram presentes, convidados pelo diretor administrativo e presidente eleito do IASP, Diogo Leonardo Machado de Melo.

Ao Ministro Fachin, durante a cerimônia, foram entregues uma placa, simbolizando a associação honorária com o Instituto, e uma moeda dos 150 anos do Instituto dos Advogados de São Paulo; à desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná, Rosana Amara Girardi Fachin, esposa do Ministro, foi entregue um buquê de flores.

Luiz Edson Fachin atuou como advogado na maior parte de sua vida (de 1980 até 2015). Fundou o escritório Fachin Advogados Associados, foi procurador do Estado do Paraná de 1990 a 2006 e professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde também realizou sua graduação em Direito. É mestre e doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2015, foi nomeado Ministro do Supremo Tribunal pela então presidente Dilma Rousseff, onde ocupa atualmente a vice-presidência.

Fachin ressaltou a importância do IASP para o Direito paulista e brasileiro, destacando suas raízes, mas, principalmente, seu futuro. “Os institutos de advogados, e especificamente esse, unem conhecimento e experiência, o sereno da vida forense com o exercício do conhecimento doutrinário”, apontou. “E também vejo suas asas. As asas de um Instituto que tem uma vida briosa, que lutou e luta pela liberdade, pelas garantias essenciais da cidadania e que sabe, antes de tudo, que nós somos feitos de liberdade. Nessa dimensão do bom combate pelo que é justo nos sinaliza os voos do IASP. É por isso que vejo esse Instituto dotado de raízes e asas”, afirmou o ministro.