Prática nos tribunais para novos advogados, na perspectiva da Advocacia e da Magistratura

Por Avocar Comunicação

A Comissão de Novos Advogados (CNA) do IASP organizou o evento “Comunicação no Poder Judiciário: dificuldades da prática jurídica do advogado de Direito Privado”, como parte da 7ª reunião ordinária da Comissão em 2023. Participaram deste encontro o diretor administrativo do IASP, Diogo Machado de Melo; a juíza do TJ-SP, Laura de Mattos Almeida; e o renomado advogado Celso Cintra Mori.

O tema escolhido para a reunião foi realçado pelo coordenador da CNA, Raphael Monteiro. “A comunicação é nossa principal ferramenta de trabalho, através de petições, despachos, audiências e sustentações orais. Nesse encontro tratamos justamente da questão da comunicação do exercício profissional”, destacou. O evento aconteceu em formato de mesa redonda, na qual os membros da Comissão puderam formular perguntas, expor situações do dia a dia forense e compartilhar experiências.

Convidado da Comissão, o diretor administrativo Diogo Leonardo de Melo reforçou ainda a importância do evento para profissionais em início de carreira. “O encontro promovido pela CNA toca num ponto fundamental: como ter uma comunicação eficiente no âmbito da advocacia cível? Nesse ponto, nada melhor do que compartilharmos dúvidas e experiências com uma magistrada do quilate da Dra. Laura de Mattos Almeida e com um grande advogado com histórico nacional e internacional como o Dr. Celso Mori”, comentou.

O fortalecimento das relações e trocas entre a Advocacia e o Poder Judiciário também é essencial para a melhora da prestação jurisdicional, e, sobretudo, para novos advogados, como comentou a dra. Laura. “Um dos objetivos é construirmos juntos um caminho para uma comunicação mais eficiente, que ajude a chegar em propostas para termos menos dificuldade nessa comunicação entre o Poder Judiciário e a Advocacia”, apontou.

Bruna Alves, coordenadora da Comissão, reforçou a missão da CNA em aproximar grandes nomes do Direito dos novos advogados. “Oportunidade ímpar de aprendizado. Grande parte dos nossos membros atua na prática do contencioso. Com os convidados podemos aprender tanto as melhores práticas dos advogados, como também a perspectiva de quem julga”, comentou.

“A CNA-IASP é sobre isso: ouvir o interesse dos novos Advogados e desenvolver os projetos pertinentes, colaborando com seu aprimoramento e trazendo-os para perto do IASP em toda sua grandeza”, concluiu a diretora da Comissão de Novos Advogados, Thaís Leonel.

Próximas reuniões da CNA.IASP estão agendadas para os dias 28/09; 24/10; 30/11; e 14/12.