Protagonismo do Direito diante da evolução tecnológica é tema de debate sobre LGPD e liberdade de expressão

Por Avocar Comunicação

O desafios da liberdade de expressão e a gestão de dados pessoais estiveram em debate no evento “Lei Geral de Proteção de Dados e a Liberdade de Expressão”, realizado no Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) pela Comissão de Estudos da LGPD. O deputado federal Marcel van Hatten e o professor e advogado Renato Opice Blum foram os convidados da palestra online transmitida pelo YouTube, no dia 29/6.

O presidente da Comissão, Mauro Eduardo Vichnevetsky Aspis, abriu o evento com uma breve exposição sobre a temática: “A liberdade de expressão enfrenta desafios relacionados à censura, às restrições impostas por governos, empresas e outros atores em diversos países”, pontuou, acrescentando que por esse motivo a LGPD pode desempenhar um papel fundamental.

Renato Opice Blum começou sua explanação abordando a LGPD no âmbito do tratamento e gestão de dados. Dentro deste contexto, afirmou que o Direito “alcança mais protagonismo a cada dia dentro da evolução tecnológica”. Blum citou o “direito à verdade”, que seria a “plenitude do direito de resposta nos recursos tecnológicos”. Para exemplificar, expôs situações em que informações falsas são disseminadas na rede, resultando em prejuízos para a imagem de quem está envolvido no boato, que muitas vezes leva a casos de suicídio ou até homicídio.

Em complemento, Marcel van Hatten defendeu que deve haver aprimoramento da legislação vigente da LGPD para evitar que se disseminem crimes virtuais. O deputado ainda citou o PL 2630, o qual chamou de “PL da censura”, afirmando que o texto entregue ao plenário da Câmara dos Deputados continha muito mais restrições às liberdades constitucionais e de expressão do que se previa.  Nesse sentido, Van Hatten discorreu sobre a garantia da liberdade de expressão, principalmente do ponto de vista político,  “para que todas as vozes possam ser manifestadas, até mesmo as que destoam”.

Assista ao debate online no canal do IASP no YouTube! Clique aqui.