Desembargador Newton de Lucca toma posse como associado honorário do IASP

Indicação do especialista em Direito Comercial foi feita pelas comissões de Direito Bancário, Criptoativos e Crime, e Economia Digital

O desembargador federal Newton de Lucca recebeu o título de associado honorário do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) no dia 25 de novembro, na sede do IASP. Título é concedido para personalidades de notável merecimento e elevado saber jurídico, com relevantes serviços prestados ao Brasil ou à Ciência Jurídica.

A cerimônia foi aberta pelo presidente da Comissão de Direito Bancário do Instituto, Flávio Maia, que discorreu sobre a vida do jurista e contou com a presença da presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), desembargadora federal Marisa Santos.

Professor Titular pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Lucca faz também parte do corpo permanente da pós-graduação da Uninove. É membro da Academia Paulista de Magistrados e da Academia Paulista de Direito, além de presidente da Comissão de Proteção ao Consumidor no âmbito do comércio eletrônico do Ministério da Justiça e vice-Presidente do Instituto Latino-americano de Derecho Privado.

O magistrado atuou por 26 anos no TRF-3. Como presidente do Tribunal, Newton De Lucca deu continuidade à expansão de varas e de juizados especiais federais em diversos municípios da 3ª Região, além da inauguração de centrais de conciliação.

O homenageado foi recebido pelo diretor-administrativo do IASP, Diogo Leonardo Machado de Melo. A indicação da nomeação foi conjunta das comissões de Direito Bancário (presidida por Flávio Maia), de Criptoativos e Crimes (presidida por Cesar Caputo) e Economia Digital (presidente por Juliana Abrusio).

O professor de Direito Comercial da USP e Fundação Getúlio Vargas, Jose Marcelo Proença, também fez uma homenagem, assim como a procuradora federal Ilene Patricia de Noronha Najjarian. Ao encerrar o evento, num discurso cheio de citações poéticas, a diretora cultural do IASP, Ana Nery, fez questão de lembrar o lado poeta do desembargador. “É o dom de poetar que mais me encanta, sua capacidade incomparável de harmonizar a docência, a judicância e a poesia”, destacou.

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Moura Ribeiro, os desembargadores federais Therezinha Cazerta, Mairan Maia e Leila Paiva e o juiz federal Herbert Cornélio Pieter de Bruyn Júnior, recém nomeado desembargador federal do TRF3, prestigiaram a cerimônia.