Associada do IASP recebe prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa

A advogada Taís Gasparian fundou o Instituto Tornavoz, entidade também premiada que atua contra o constrangimento e silenciamento da imprensa

O Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) parabeniza a associada Taís Gasparian pelo Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa 2022. A advogada e filosofa dividiu a premiação com o Instituto Tornavoz, da qual é diretora e fundadora.

Ao receber a homenagem da Associação Nacional de Jornais, na quinta (01/12), no Auditório ESPM Tech, em São Paulo, a advogada, que atua para o jornal Folha de S.Paulo, lembrou que há uma adesão da sociedade mais à “mordaça do que liberdade” e detalhou o trabalho do Tornavoz na luta contra “estratégias de constrangimento e silenciamento da imprensa”.

A entidade presta assistência jurídica a veículos espalhados por todo o País, inclusive os digitais segmentados, e também atua no debate e na valorização da liberdade de imprensa, com ações de conscientização.

“O recebimento desse prêmio, na atual conjuntura, representa um incentivo para que a luta na defesa da liberdade de imprensa e da democracia tenha continuidade”, disse Taís na premiação.

A escolha do vencedor do prêmio, que existe desde 2008, é feita por consenso entre os 15 membros da diretoria da ANJ. Já foram homenageados veículos de imprensa, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e o Projeto Comprova.

No final do evento, Taís e a repórter especial e colunista da Folha de S.Paulo, Patrícia Campos Mello; o repórter especial e colunista do Estadão, Marcelo Godoy, e diretor da sucursal de O Globo em São Paulo, Renato Andrade, participaram de um debate mediado pelo professor de jornalismo da ESPM/SP, Ricardo Gandour.