IASP Diálogos discute avanços e ameaças à arbitragem em novo podcast

Sob a mediação da vice-presidente da Comissão de Arbitragem, Ana Carolina Benetti, novo episódio contou com os especialistas Giovanni Ettore Nanni e Silvia Pachikoksi

O terceiro episódio do IASP Diálogos, o podcast do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), discute os avanços e a consolidação da arbitragem e suas câmeras no Brasil e no mundo, além de apontar ameaças de retrocessos. Para debater foram convidados dois especialistas no tema: o associado Giovanni Ettore Nanni e a diretora da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) Sílvia Rodrigues Pachikoski. Coube à vice-presidente da Comissão de Estudos sobre Arbitragem do IASP, Ana Carolina Beneti, a condução da conversa.

Durante quase uma hora, os três especialistas discutiram temas como eficiência e confidencialidade da arbitragem, a consolidação do Brasil nas câmaras arbitrais internacionais, a presença da administração pública no processo, além de destacar as ameaças criadas pelo Projeto de Lei 3293/2022 . Para assistir ao podcast no Youtube, clique aqui. No Spotify, aqui.

Giovanni Ettore Nanni é professor de Direito Civil nos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu da Pontifícia Universidade Católica, atuando também em atividades ligadas à arbitragem e à mediação.

Silvia Rodrigues Pachikosk é diretora da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), vice-presidente do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá e coordenadora de Assuntos Legislativos do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAR).

Além de vice-presidente da Comissão de Estudos sobre Arbitragem do IASP, Ana Carolina Beneti atua como árbita e advogada em arbitragens internacionais e nacionais. Também é doutora em Direito Internacional Privado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e tem LLM em arbitragem pela London School of Economics (LSE).

Direito e Bioética

O IASP Diálogos estreou em julho com um debate sobre as eleições no Brasil. O vice-presidente do IASP Edgard Silveira Bueno Filho mediou a discussão com a professora doutora da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Flávia Piovesan e o presidente da Comissão de Estudos em Direito Político e Eleitoral do IASP, Fernando Gaspar Neisser.

O segundo episódio foi lançado em 21 de setembro, discutindo as principais questões que rondam a aplicação do direito em questões da bioética. O diretor administrativo do IASP, Diogo Leonardo Machado de Melo, foi o responsável pela mediação do debate. As professoras Débora Gozzo (São Judas Tadeu) e Maria Garcia (PUC-SP) foram as participantes do episódio. Para assisti-lo no Youtube, clique aqui. No Spotify, aqui.

O objetivo do programa é, mais uma vez, reafirmar a missão do Instituto, explicitada pelo seu fundador Barão de Ramalho: o “estudo do Direito à vida prática”. A cada episódio, novos conteúdos atuais e de relevância serão debatidos por grandes nomes do Direito nacional, promovendo o diálogo e a difusão de conhecimento para o universo jurídico e sociedade civil.

Os podcasts estão disponíveis no YouTube e no Spotify do IASP.