Conselho conhece Índice IASP e debate o fortalecimento da revista e editora

Nova diretoria apresenta projetos para a gestão do triênio dos 150 anos e aponta o início dos eventos em modelo híbrido

Na primeira reunião de 2022, os conselheiros do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) conheceram o Índice IASP, um observatório de litigiosidade feito em parceria com a Associação Brasileira de Jurimetria e o Centro Integração Escola-Empresa (CIEE).

Os novos planos para a Revista e a Editora IASP foram pauta da reunião. O presidente Renato de Mello Jorge Silveira expressou a ambição da nova gestão em suas propostas, que vão desde a retomada e ampliação do funcionamento da Editora do IASP até a inclusão de pautas que reforcem a pluralidade, diversidade e representatividade do Instituto.

Retomada da Livraria e Editora do IASP

Logo no início da reunião, Renato Silveira propôs a retomada da livraria e da editora do instituto, com a justificativa de intensificar a atuação do IASP enquanto um disseminador de cultura, atendendo os anseios da sua ideia formacional. “O Presidente José Horácio, quando lança a ideia de uma editora, coloca toda a importância do instituto em promulgar, difundir e divulgar a cultura”, ressalta o presidente.

Com a pandemia de covid-19 a atuação da livraria e da editora foi prejudicada e ainda assim, o diretor da Revista IASP, Alexandre Jamal Batista conseguiu, com certo esforço e “muita dedicação, efetuar algumas publicações”, como destacou o presidente do IASP. A intenção da nova diretoria para a revista e a editora é buscar parcerias e patrocínios institucionais que possam ajudar a ampliar o número de obras do acervo.

A gestão da editora ficará a cargo do atual diretor de relações institucionais do IASP, Frederico Prado Lopes, que apresentará aos conselheiros seus objetivos na reunião de março.

Índice IASP

Um dos importantes projetos da nova diretoria é o Observatório de Litigiosidade, conduzido pelo assessor da Presidência Francisco Petros. Tal iniciativa tem como objetivo coletar e divulgar informações sobre os litígios no Brasil, “formulando índices que permitam avaliar o andamento da litigiosidade em diversos segmentos da jurisdição brasileira”, como ressalta o advogado.

O projeto exigirá envergadura técnica considerável, à medida que atuará na coleta e tratamento de dados para formulação de índices. Por essa razão, o instituto se associou à Associação Brasileira de Jurimetria, buscando apoio técnico, e ao Centro Integração Escola-Empresa (CIEE), que dará apoio financeiro.

Atualmente o projeto se encontra em sua fase final de planejamento e deve ser apresentado para a comunidade jurídica em maio deste ano, permitindo um entendimento do andamento dos crimes no Brasil, tanto para a própria comunidade jurídica, quanto para o público em geral.

Eventos culturais na forma híbrida

“A todo vapor” foi assim que a diretora cultural do IASP, Ana Nery, falou ao anunciar a retomada de eventos presenciais, que terão também transmissão online.

O primeiro foi no dia 08 de março, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres e que marcou o lançamento da Comissão das Mulheres do IASP, presidida pela associada Thais Folgosi Françoso e da Comissão do Direito Antidiscriminatírio, presidido pela associada Luanda Pires. O evento contou com uma palestra da presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) Vanessa Mateus e com um debate com a participação de seis advogadas.

A diversidade foi tema de debate na reunião. Renato lembrou que o IASP esteve à frente na representatividade de mulheres. “O IASP foi vanguardista no respeito e destaque a grupos que, historicamente, foram marginalizados e invisibilizados dentro do mundo jurídico, tal como a mulher”. O Instituto já teve duas presidentes: Maria Odete Duque Bertasi (2007 a 2009) e Ivette Senise Ferreira (2010 a 2012).