Renato Silveira lança candidatura única à reeleição no IASP

No próximo dia 29, será realizada a próxima eleição da diretoria do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP). O presidente Renato de Mello Jorge Silveira é candidato único e presidirá a entidade no triênio 2022/2024.

Texto publicado originariamente no Conjur


Dois terços da gestão de Renato Silveira à frente do Iasp aconteceram durante o isolamento social, em função das restrições sanitárias impostas pela pandemia. “Após um primeiro ano bastante exitoso, a atual diretoria preocupou-se em estabelecer uma comissão de crise e incorporar as diversas atividades do IASP ao mundo digital”, conta o atual presidente sobre as adaptações necessárias exigidas pelo momento.

Nesse período, houve uma ampliação das plataformas digitais do instituto, além da discussão e elaboração de diversos pareceres e notas sobre as mudanças ocasionadas pela pandemia.

“Nesse segundo período, esperamos voltar às atividades presenciais e ampliar nossa atuação”, afirma o candidato à reeleição. Ainda permanecerão na diretoria Diogo Leonardo Machado de Melo (Administrativo) e Ana Luiza Barreto de Andrade Nery (Cultural).

Irão compor, ainda, a nova gestão Edgard Silveira Bueno Filho, como vice-presidente, Marcos Vinício Raiser da Cruz (Financeiro) e Susy Gomes Hoffmann (Comunicação). No mesmo dia, 14 novos conselheiros serão escolhidos.

O Iasp tem 147 anos e como principal objetivo o “estudo do Direito aplicado à vida prática”, como preconizava seu fundador, o Barão de Ramalho. Nesse sentido, o instituto promove cursos, seminários e eventos para discutir alterações prementes na legislação e participa ativamente dessas mudanças elaborando pareceres às casas legislativas e aos tribunais.

O corpo de associados é composto por diversos juristas de renome, de ministro das cortes superiores a advogados de destaque em suas áreas.

Apoio de ex-presidentes

Silveira, que anteriormente foi conselheiro do Iasp e diretor da Escola Paulista de Advocacia, tem recebido apoio de ex-presidentes do instituto.

O jurista Ives Gandra Martins enalteceu o brilhantismo da atuação de Renato Silveira e manifestou apoio à reeleição. “Como o decano dos ex-presidentes do Iasp, cumprimento o presidente Renato pela forma brilhante como dirigiu o instituto até o presente e concedo-lhe meu entusiasmado apoio a sua reeleição para que continuemos a ter a Casa do Jurista, em São Paulo, tão bem dirigida”, disse Gandra Martins, que presidiu o Instituto durante a redemocratização.

José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro, que antecedeu o candidato na presidência do instituto, disse que a candidatura única “é extremamente simbólica”. E parabenizou a atual e a futura diretoria.

“É extremamente simbólica, e fala por si, a candidatura única da chapa liderada pelo presidente Renato Silveira. Parabéns para a atual e para a futura diretoria pelo compromisso e dedicação ao nosso Iasp”, afirmou José Horácio.

Presidente entre 1998 e 2000, Rui Celso Reali Fragoso destacou o período difícil da primeira gestão. Para ele, a reeleição de Renato Silveira “é decorrência natural da excelente gestão à frente do Instituto dos Advogados de São Paulo neste difícil período onde enfrentamos a devastadora pandemia do Covid-19”. “O esforço do presidente e de sua competente diretoria deve ser reconhecido e assim a continuidade do profícuo trabalho contribuirá para a trajetória secular de nossa instituição.”