IASP – Tradição de encarar desafios

Fundado durante o reinado de Dom Pedro II, o Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) tem presenciado e participado de diversos fatos históricos e sociais do Brasil.

Acompanhar, entender e participar das mudanças da nossa sociedade fazem parte da gênese do Instituto, já que o “estudo do Direito aplicado à vida prática” é missão afiançada pelo fundador do Instituto, o Barão de Ramalho. A difusão cultural e o debate de ideias, portanto, são as formas de concretizar esse grande e nobre objetivo.

O cenário atual mostra que a missão continua sendo cumprida à risca pelos nossos dedicados associados e diretores. O Instituto já vinha delineando uma estrutura online para cursos, palestras e seminários, a pandemia e o consequente isolamento social aceleraram o processo, consolidando nossa plataforma digital.

Durante todo esse singular período, avançamos garantindo mais de 100 eventos online em um ano, discutindo não só aspectos jurídicos trazidos pelo contexto pandêmico, mas também temas dos mais diversos no meio jurídico.

Ao longo da sua história, o IASP teve um papel de relevância nacional, seja porque é um dos primeiros institutos de advogados do Brasil, seja pela notoriedade de seus associados por todo o território nacional. A realidade atual acabou ampliando ainda mais essa presença, já que os eventos podem agora ser acompanhados por interessados de norte a sul do país.

Assim, mesmo que, aos poucos, o Brasil volte à vida sem necessidade de distanciamento social, o IASP não deixará de participar da vida amplificada do mundo digital, provando mais uma vez nossa tradição de encarar desafios e de acompanhar as tendências mais contemporâneas da sociedade e do Direito.