Em um ano, IASP consolida sua plataforma digital com seminários, palestras e cursos

Mais de 7 mil pessoas participaram de 100 eventos online, ampliando o alcance do Instituto nas redes sociais e espalhando discussões jurídicas contemporâneas pelo Brasil

Quando foi decretado o isolamento social no Estado de São Paulo, em março de 2020, o Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) estava nos primeiros passos da digitalização, com pouco mais de 10 vídeos em seu site. Hoje, já foram ultrapassadas as 100 palestras, seminários, palestras, reuniões, debates e cursos nas plataformas digitais do Instituto. Passado um ano, 7 mil pessoas participaram desses eventos.

“A inserção do Instituto no mundo digital era uma de nossas propostas de campanha, que acabou se potencializando e materializou-se com mais rapidez pelas circunstâncias do período pandêmico”, afirma o presidente do IASP, Renato Jorge de Mello Silveira.

O foco desde o início da pandemia foi a “continuidade do trabalho, apesar do vírus”. A diretora cultural do IASP, Ana Luiza Nery, conta que o ano foi de muito aprendizado. “Percebemos que no online o formato e a fluidez são diferentes em relação aos eventos presenciais”, explica. “Como não tem a hora do cafezinho, fomos tornando os eventos mais curtos e dinâmicos e procuramos garantir a interatividade entre palestrantes e ouvintes”.

Uma das soluções para que esse diálogo acontecesse foi usar a possibilidade de perguntas ao vivo pelo chat do Youtube. A estratégia deu certo e mais de 1,2 mil pessoas se inscreveram no canal do IASP em um ano. Foram 3,1 mil horas de exibição na plataforma.

No entanto, o maior crescimento nas redes sociais foi no LinkedIn, com 6.560 seguidores a mais entre março de 2020 e março de 2021. Com foco na carreira profissional, os usuários mostraram interesse no intenso calendário de eventos e nos temas atuais propostos.

“Nós conseguimos consolidar um espaço com uma estratégia ampla de divulgação, que foi possível graças a pertinência e atualidade dos temas dos eventos ”, detalha a diretora de Comunicação, Fabiana Lopes Pinto Santello.

Diversidade de participantes e assuntos

No início da pandemia, as atenções e esforços da sociedade como um todo estavam nas mudanças impostas pelo coronavírus. Os primeiros eventos online de 2020 focaram nas novas regras e alterações legislativas que surgiam a todo momento.

Passada a tormenta inicial, Ana Nery aponta que, aos poucos, os eventos voltaram a temas mais abrangentes como alterações legislativas, projetos de lei e, claro, questões polêmicas presentes no Judiciário, no mundo político e nas mídias.

Um dos destaques desse ano foi a ampliação da diversidade de participantes, principalmente as mulheres. Foram 10 eventos, cuja organização e participação foram exclusivamente feitas por representantes do sexo feminino.

“Os eventos não eram necessariamente sobre questões femininas, mas foram debates dos mais diversos temas do Direito, apenas com profissionais mulheres”, destaca a diretora cultural. Este ano, o formato se renovou e os homens participam como mediadores dos debates.

Para Ana Nery, é preciso que o IASP amplie a participação das mulheres para o Instituto espelhar a realidade da profissão, onde mais da metade dos advogados são do sexo feminino. No Instituto, cerca de 20% dos associados são mulheres.

Apesar dessa proporção pequena é possível ver a participação intensa delas no Instituto. Além das duas diretoras eleitas, sete dos 18 diretores de relações institucionais são mulheres. “Estamos caminhando para a diversidade de gênero, mas é preciso também na diversidade étnica”, lembra Ana Nery.