Editorial – IASP ativo e altaneiro

Seria lugar comum dizer que o ano de 2020 foi um ano de provações. Tampouco seria de se afirmar que foi um ano que não existiu. Ele existiu e gerou perdas humanas e materiais que a todos afetaram. Cumpre, no entanto, dizer que o Instituto dos Advogados de São Paulo, o nosso IASP, manteve-se ativo e altaneiro, seguindo o espírito de nossos fundadores, no distante 1874.

Como sabem, assim que a pandemia se fez presente, as nossas atividades presenciais foram suspensas. No entanto, utilizando-se de meios virtuais, muito se fez. As atividades das comissões temáticas continuaram presentes e também passaram a auxiliar uma Comissão de Crise que passou a emitir pareceres aos Poderes Executivo e Legislativo, numa valiosa contribuição neste momento atípico e difícil.

Junto ao Poder Judiciário, o IASP muito trabalhou, buscando, lado a lado das entidades coirmãs, como a OAB e a AASP, as melhores saídas para o enfrentamento da crise que afetou a todos, cidadãos e instituições.

Disponibilizamos nossos cursos e palestras gratuitamente com a finalidade de atender uma infinidade de pessoas, divulgando o nome do IASP a toda a comunidade, que também foi brindada com diversos livros publicados por nossa editora. Dentro do espírito altruísta, realizamos arrecadações, prestamos atendimento aos menos afortunados e promovemos a tradicional campanha do trenó urbano para este Natal.

Nossas reuniões-almoço, temporariamente adiadas, estão programadas para serem retomadas em 2021, quando finalmente, após esse alongado período, todos estaremos novamente juntos.

Este momento é de pleno agradecimento aos associados que tanto se empenharam pelo IASP, e, em particular, à Diretoria, composta por Vitorino Francisco Antunes Neto, Diogo Leonardo Machado de Melo, Jairo Saddi, Ana Luiza Nery e Fabiana Lopes Pinto Santello, por todo o empenho neste ano, e que se reúne a mim em todos os votos de Boas Festas, Feliz Natal e um próspero Ano Novo, com muita saúde e paz a todos.

Renato de Mello Jorge Silveira

Presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo