Campanha tenta impedir fechamento de restaurante tradicional do centro de São Paulo

Com mais de 70 anos e muita história, o Itamarati, no Largo São Francisco, pretende arrecadar fundos com uma promoção no dia 11 de agosto. IASP apoia o movimento

Por Luís Indriunas, da Avocar Comunicação

Desde 1940, advogados, juízes, políticos e diversas autoridades apreciam o bolinho de bacalhau e a empada do Itamarati, restaurante em frente à Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), no Largo São Francisco, centro de São Paulo (SP).

Com o isolamento social provocado pela pandemia, o Itamarati ameaça fechar as portas. No entanto, cerca de 250 profissionais de Direito se mobilizaram e estão conseguindo reverter a situação. “Nós ajudamos os proprietários a negociar os contratos nesse período e buscamos arrecadar fundos para o pagamento das despesas básicas até que tudo volte ao normal”, conta o professor da USP Francisco Satiro, um dos coordenadores do movimento. O Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) dá seu apoio à mobilização.

Nesse sentido, foi preparada uma campanha para o simbólico dia 11 de Agosto (Dia do Advogado), tantas vezes comemorado nas dependências do restaurante.  Está à venda um kit com os tradicionais bolinhos de bacalhau e empadas do Itamarati para ser recebido na data, que, neste ano, será festejada de maneira completamente diferente.

“Minha primeira vez no Itamarati foi logo no primeiro ano da Faculdade, com o meu pai, que foi Procurador do Tribunal de Contas do Estado. E vários outros têm histórias semelhantes. Temos muita gratidão pelo atendimento personalizado e carinho dos que construíram e mantêm o restaurante”, lembra a advogada Eliana Buonocore, que também participa do movimento.

O próprio Satiro comemorou em 2002, com seus amigos, seu ingresso como professor da USP nas dependências do Itamarati.

Esse cuidado e tradição são simbolizados pelo garçom José Moreira Miranda, 71 anos de idade e 40 de Itamarati, que atendeu, inclusive, presidentes da República como Fernando Henrique Cardoso e Jânio Quadros.  A campanha que começou por WhatsApp tem um sticker com o garçom para divulgação.

Para participar da recuperação do Itamarati, é possível adquirir os salgados por meio deste link e acompanhar as novidades na página do restaurante no Instagram: www.instagram.com/itamarati_rest.