Nota da Comissão de Direitos Humanos do IASP

A eventual legitimidade que deriva das urnas não dá aos governantes nem a seus prepostos o direito de esquecer os deveres como agentes públicos e servirem a práticas de intolerância ou a discursos de ódio.

No caso mais recente, o Secretário Especial da Cultura do Governo Federal Roberto Alvim, depois de várias condutas intolerantes com a cultura brasileira, seus valores e grandes representantes desse patrimônio nacional, culmina por reproduzir em discurso público trechos inteiros de uma fala do Ministro da Propaganda da Alemanha nazista, Josef Goebbels, o que galvanizou a opinião pública nacional e internacional em oposição a esse pronunciamento.

Foi anunciada sua demissão. Mas, que fique a lição. Condutas que relembram práticas ou discursos autoritários de quem patrocinou atrocidades recentes ou remotas não devem ser e não serão aceitas pela sociedade civil brasileira ou pela comunidade internacional.

A Comissão de Direitos Humanos do Instituto dos Advogados de São Paulo manifesta sua total indignação com esse episódio de intolerância e entende que não haveria outra medida possível que não fosse a imediata exoneração do Sr. Roberto Alvim do cargo de secretário Especial de Cultura.

Belisário dos Santos Jr.
Presidente da Comissão

Renato de Mello Jorge Silveira
Presidente do IASP

São Paulo, 17 de janeiro de 2020