Nos seus 145 anos, IASP relembra o passado e mira o futuro com a consciência nos desafios atuais

26 de novembro de 2019
Por Luís Indriunas, da Avocar Comunicação

O seminário “Rumo aos 150 anos – Inovações e Atualidades” foi marcado por homenagens e discussão profícua sobre as lições pretéritas, as mudanças presentes e as perspectivas futuras

O Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) comemorou seus 145 anos de existência exercendo sua maior vocação, preconizada por seu fundador Barão de Ramalho: o Direito aplicado à vida prática.

Durante todo o dia 29 de novembro, data de aniversário do IASP, associados, conselheiros e convidados debateram com seus colegas no auditório do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), no Itaim Bibi.

“Foi uma grande satisfação poder organizar esse evento com a colaboração de grandes nomes, nossos associados, e conselheiros e também com a presença de juristas para falar sobre os temas que estão na ordem do dia no nosso sistema legislativo”, pontuou a diretora cultural do Instituto, Ana Luiza Nery, uma das organizadoras do seminário.

Entre as personalidades de destaque, estiveram os professores Maria Helena Diniz, Nelson Nery Junior e Wagner Balera. Os temas discutidos trataram desde as consequências das reformas trabalhista e previdenciária até a atualmente discutida reforma tributária, passando pela Lei Geral de Proteção de Dados, questões do Direito Penal no Estado Democrático de Direito e a Lei da Liberdade Econômica.

Homenagem a Duarte Garcia

“Gostaria de enaltecer o dia de hoje, dia de aniversário de 145 anos do IASP, marcado por brilhantes palestras, discussões sobre a temática jurídica, discutida e discorrida, além de coroarmos o dia com o prêmio Barão de Ramalho ao doutor Mário Sérgio Duarte Garcia, que é a mais alta condecoração do Instituto a alguém que se tenha destacado brilhantemente em defesa da sociedade, em defesa do Direito”, comemorou o presidente do Instituto, Renato de Mello Jorge Silveira.

Várias autoridades foram prestigiar a homenagem a Duarte Garcia que recebeu discursos enaltecidos do conselheiro Antonio Claudio Mariz de Oliveira e do associado emérito e ex-ministro do STF José Francisco Rezek. O advogado foi escolhido por unanimidade pelo Conselho do IASP para receber a homenagem durante a reunião ordinária de outubro (clique aqui para saber mais).

No discurso de agradecimento, Duarte Garcia recordou seus anos de luta durante a ditadura militar, lembrando que os advogados jamais devem “esmorecer na luta dos seus ideais”. Ao falar dos tempos atuais, o ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi duro nas críticas, mas destacou que “o eclipse há de passar”.

O homenageado fez questão ainda de destacar a importância da Advocacia. “Desde o início da minha atividade profissional, entendi que, mais que uma profissão, a Advocacia encerra uma especial busca. É esta a nobreza da profissão: pela procura do justo que o advogado se completa e se gratifica, na luta contra as iniquidades que o advogado atinge o ideal de sua profissão, na luta contra injustiça que o advogado alimenta sua alma e se fortalece, e na busca pela paz social e pelo Estado Democrático de Direito que advogado encontra sua paz e a completude de sua missão.”

Encontro de gerações

Os 145 anos do IASP foram marcados também pela homenagem aos associados e amigos com mais de 50 anos de formados. “Hoje nós tivemos, além de um evento jurídico com grandes nomes, um encontro de gerações. Quando conversava com os que estão completando 50 anos de formados, eles diziam que os desafios que enfrentaram na juventude foram tão grandes quanto os que a gente enfrenta”, detalhou o presidente da Comissão de Direito Bancário, Marcos Vinício Raiser da Cruz, que também foi organizador do evento.

Para completar as comemorações e assegurar essa troca de experiências entre gerações, cerca de 60 novos associados tomaram posse na sexta-feira. Além disso, garantindo a difusão cultural, foram entregues os prêmios de monografias às ganhadoras das categorias estudante e profissional do Concurso de Monografias Jurídicas Esther de Figueiredo Ferraz deste ano (saiba mais aqui).

Veja o álbum de fotos do evento e assista aos depoimentos de participantes desse dia de comemoração e reflexão.