IASP comemora 145 anos com debates, homenagens e premiações

13 de novembro de 2019

Por Avocar Comunicação

Batizado de “Rumo aos 150 anos – Inovações e Atualidades”, o evento gratuito terá a presença de grandes juristas numa programação que engloba as várias faces do Direito

No próximo, dia 29, o Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) comemora 145 anos de existência. A programação intensa contará com debates, homenagens e premiações numa agenda que começa às 8h da manhã e segue até a noite. Totalmente gratuito, o evento acontece no auditório do Auditório do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) na Rua Tabapuã, 540, Itaim Bibi.

Organizado pela diretora cultural, Ana Luiza Nery, e pelo presidente da Comissão de Estudos de Direito Bancário, Marcos Vinício Raiser da Cruz, a programação foi planejada para abarcar vários ramos do Direito. “Nós queremos destacar a presença do Instituto bem como de seus associados como juristas que difundem a cultura e o conhecimento jurídico em suas mais diversas áreas, seja na advocacia, seja na academia, sempre levando em conta as questões contemporâneas”, detalha Ana Nery.

Pela manhã, haverá os painéis “Resposta Penal no Estado Democrático de Direito” e “Lei 13.874/2019 – A Liberdade Econômica no Direito Civil e no Processo Civil”. À tarde, os debates serão sobre os impactos das reformas trabalhista e previdenciária e as perspectivas das reformas administrativa e tributária.

Como não poderia deixar de ser, os debates terão a participação de nomes de grande destaque no Direito, na sua maioria, associados do Instituto, como o presidente do IASP, Renato de Mello Jorge Silveira e os professores Sérgio Ferraz, Maria Helena Diniz, Nelson Nery Junior e Wagner Barela, dentre outros destacados juristas. “Estarão presentes grandes nomes do Instituto e do Direito para que possamos ter discussões amplas e profundas”, explica Raiser da Cruz.

Premiações e homenagens

Além dos debates, os organizadores preparam sessões solenes. Ao meio dia, o conselheiro Luis Antonio Sampaio Gouveia é o orador que homenageará os conselheiros e associados do IASP que completam 50 anos de formados. Em seguida, cerca de 60 novos associados que ingressaram ao longo do ano participam da posse solene.

Às 18h, o conselheiro Antonio Claudio Mariz de Oliveira entrega a Medalha Barão de Ramalho ao ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Mario Sérgio Duarte Garcia. Em seguida, o presidente Renato Silveira e o presidente da Conselho de Administração do CIEE, Antonio Palma, entregam os prêmio para as vencedoras do Concurso de Monografias CIEE/IASP sobre “Novas Tecnologias e o Papel da Advocacia”.

Dessa forma, mais uma vez, o IASP trabalha dentro dos princípios norteadores do Instituto definidos pelo seu fundador, Barão de Ramalho: “Direito aplicado à vida prática”.

Para participar desse dia de festa e reflexão, clique aqui.