Ministro Mauro Campbell Marques, do STJ, é o novo associado honorário do IASP

29 de outubro de 2019
Por Luciana Arroyo, da Avocar Comunicação

No último dia 25 de outubro, em sessão solene, o Instituto dos Advogados de São Paulo teve a honra de entregar ao ministro Mauro Campbell Marques, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o diploma de associado honorário do IASP.  O ministro foi também o homenageado do Seminário “Incidentes, Meios de Impugnação e Tutelas Recursais na recente jurisprudência do STJ”, realizado pelo Instituto nos dias 24 e 25 de outubro e organizado pela diretora Cultural, Ana Nery.

A mesa da solenidade foi aberta pelo Desembargador Antônio Carlos Mathias Coltro, também associado honorário do IASP, que destacou a dedicação do Ministro Mauro Campbell Marques em debater a questão da improbidade administrativa.

Já o presidente da mesa, professor José Manoel de Arruda Alvim Netto, lembrou a trajetória do ministro e enfatizou a dedicação dele à vida pública, uma vez que foi promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas, secretário estadual da Justiça, da Segurança Pública e da Controladoria-Geral do mesmo Estado, antes de ser indicado e eleito ministro do Superior Tribunal de Justiça, em 2008. “O ministro Campbell dignifica-se por uma vida venturosa e profícua”, exaltou Arruda Alvim.

Ao receber os cumprimentos e o diploma, o Ministro Mauro Campbell Marques ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo IASP: “É uma satisfação imensa retornar ao IASP para receber o título de associado honorário dessa casa, cuja tradição e trabalho republicano desenvolvidos, especialmente para os operadores do Direito, mas para toda a República Federativa do Brasil, é reconhecido internacionalmente”.

Segundo o ministro, a homenagem que recebeu pode ser estendida a todo o Judiciário nacional, especialmente ao STJ: “Como ministro que sou daquela Corte Superior, sinto homenageado também o próprio Superior Tribunal de Justiça, pelo trabalho que desenvolve pela jurisdição, para todos os brasileiros”. Por fim, o novo associado honorário agradeceu o IASP e salientou a relevância acadêmica do instituto: “Reitero os agradecimentos a todos que foram partícipes deste meu ingresso, desta ousadia de me admitir para compor o IASP. Agora sei que tenho que estudar ainda mais para estar sempre no nível intelectual e acadêmico desta casa. A todos os membros do Instituto, especialmente aos seus diretores, expresso minha gratidão e a gratidão do STJ e dos juízes brasileiros por esta homenagem de que ora sou condutor”.

Veja como foi o seminário e a entrega do diploma ao ministro no álbum do evento no Facebook.