Membro do IASP, Bernardes Neto é o primeiro brasileiro a presidir a IBA

12 de novembro de 2018
Por Avocar Comunicação

À frente da International Bar Association, o advogado pretende fazer uma gestão que garanta a discussão sobre o futuro da profissão e a inclusão da diversidade na área.

O advogado Horacio Bernardes Neto, associado do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), tomou posse como presidente da maior associação de advogados do mundo, a International Bar Association (IBA), em outubro, no congresso anual da entidade, em Roma, Itália. É o primeiro brasileiro a assumir a associação, criada em 1947.

“É um orgulho ser o primeiro brasileiro a presidir uma entidade desta importância, a maior instituição de advogados do mundo”, disse Bernardes Neto em entrevista ao site Migalhas em 9 de julho.

Na ocasião, o advogado falou também dos seus planos como presidente. “Um dos aspectos [da IBA] é o futuro da profissão, que eu pretendo tornar uma atividade permanente para estabelecer a discussão do que vai ser a profissão do advogado no futuro”.

Outro tema que pretende ampliar na sua gestão é a questão da diversidade. “Hoje em dia há um entendimento, que é meu também, de que diversidade não é mais aceitação, é inclusão. Não adianta você aceitar que mulher seja advogada, se você não incluir a mulher nas coisas. Não adianta você aceitar que o negro seja advogado, se você não o incluir”.

Bernardes destacou também outros temas que deverão ser debatidos durante sua gestão, como as questões ambientais, as legislações para refugiados, a nova configuração política mundial e o combate à corrupção.

Currículo

Sócio do Motta Fernandes Advogados, Bernardes Neto ocupou o cargo de vice-presidente da IBA e é também membro do Conselho de Administração da mesma.

Especializado em Direito Empresarial Internacional, o membro do IASP foi considerado um dos melhores profissionais das áreas de Empresarial e Fusões e Aquisições pela Legal 500 Latin America.

Bernardes Neto participa da comissão de Relações Internacionais do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e é presidente de honra da Association Internationale des Jeunes Avocats (Aija).

Foi membro fundador do Instituto Pro Bono, participa do Conselho Legal da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), além de ser integrante do conselho consultivo da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

A associação

A International Bar Association (IBA), fundada em 1947, é a principal organização mundial dos profissionais militantes no Direito e das ordens e associações de advogados. Seu quadro de associados é integrado por mais de 40.000 advogados e cerca de 200 ordens e associações de classe de todos os continentes. A IBA tem escritório administrativo em Londres, além de escritórios regionais situados em São Paulo e em Dubai, nos Emirados Árabes.

Integrada por duas divisões – a Legal Practice Division e a Public and Professional Interest Division – a IBA propicia aos seus membros acesso a importantes especialistas e a informações atualizadas sobre a profissão e sua militância. A associação é um importante canal de intercâmbio de informações e pareceres no que diz respeito às leis, práticas e responsabilidades profissionais relacionadas à advocacia em regime global, além de contar com publicações de alta qualidade e realizar conferências internacionais de extrema relevância.

A associação conta ainda com a Bar Issues Commission, fórum para que as ordens e associações de advogados possam discutir, em nível internacional, qualquer matéria referente ao Direito.

A IBA conta ainda com o Human Rights Institute, que atua com vistas à promoção, proteção e cumprimento dos direitos humanos, sob a égide de um Estado de Direito justo, bem como à preservação da autonomia do Poder Judiciário e da advocacia em âmbito mundial.

Para conhecer mais sobre a IBA, clique aqui.