Professor Wagner Balera é homenageado pelos seus 40 anos de docência

05 de novembro de 2018

Conselheiro do IASP e professor da PUC comemora o aniversário de sua carreira durante a entrega do prêmio que leva seu no XIV Congresso Brasileiro de Direito Previdenciário.

O Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) promoveu durante o XIV Congresso Brasileiro de Direito Previdenciário, realizado nos dias 18, 19 e 20 de outubro, em Gramado (RS),  o VI Concurso Nacional de Teses Previdenciárias – VI CNTP – Prêmio Professor Wagner Balera, cuja  finalidade é fomentar e incentivar estudos e pesquisas dos mais variados assuntos pertinentes ao Direito Previdenciário (art. 2º, b, do Estatuto do IBDP).

 O prêmio é denominado Professor Wagner Balera em homenagem e reconhecimento aos 40 anos de docência do referido mestre na área do Direito Previdenciário.

O prêmio foi outorgado para trabalhos jurídicos que foram apresentados no  XIV Congresso:

1º colocado: Guilherme Neves Piegas – Tese: A concessão do auxílio-acidente ao contribuinte individual e os elementos de construção do enunciado nº 62 da turma nacional de uniformização dos juizados especiais federais (TNU): Uma análise comparativa em busca de tratamento simétrico

 2ª colocada: Helena Schymiczek Larangeira de Almeida – Tese: a aplicabilidade do instituto do dano existencial ao direito previdenciário brasileiro quando ocorrer erro no indeferimento dos benefícios previdenciários por incapacidade

 3ª colocada: Denise Porsch Ribeiro – Tese: Pessoas com deficiência mental não são mais incapazes – avanço ou retrocesso?

Mais de mil pessoas estiveram presentes no Congresso.

 Wagner Balera é professor dos cursos de graduação, mestrado e doutorado de Direito Previdenciário da PUC/SP. Lançou mais de 45 livros sobre Direito Previdenciário. Também é coordenador do núcleo de Direitos Humanos da PUC/SP com mais de 20 livros lançados sobre o tema. É conselheiro reeleito do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP).