OAB homenageia IASP e institutos dos advogados de todo o País em Brasília

8 de agosto de 2018
Por Luís Indriunas, da Avocar Comunicação

Com a presença de José Horácio Ribeiro, Conselho Federal da Ordem entrega carteiras especiais a 15 presidentes de institutos que deram origem a OAB

Em uma cerimônia especial na sede do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), os presidentes dos institutos de advogados de 15 Estados brasileiros foram homenageados na terça (07/08) pelo presidente Claudio Lamachia.

O presidente do IASP (Instituto dos Advogados de São Paulo), José Horácio Halfeld Ribeiro, esteve presente no evento, recebendo uma carteira especial que identifica a ocupação da Presidência da instituição. “O Instituto dos Advogados de São Paulo reconhece a magnitude da homenagem prestada pelo Conselho Federal da OAB a todos os Institutos dos Advogados que são o berço da Advocacia no País. No momento em que celebramos o dia 11 de agosto e os 30 anos da nossa Carta Magna, relembramos que o saudoso Ulysses Guimarães, em seu discurso de promulgação da Constituição, destacou: ´a coragem é a matéria-prima da civilização. Sem ela, o dever e as instituições perecem. Sem a coragem, as demais virtudes sucumbem na hora do perigo´. Os Institutos dos Advogados estão revigorados, com a coragem de sempre para defender a cultura e o Brasil”, afirmou José Horácio. 

Além das carteiras, o Conselho Federal inaugurou a sala do Colégio de Presidentes do Instituto dos Advogados do Brasil dentro de sua sede, ampliando a homenagem. 

O presidente do Colégio de Presidentes, Álvaro Fernando da Rocha Mota, classificou o momento como “mágico”. Lembrando que os Institutos de Advogados nos Estados brasileiros estão na gênese da “respeitável e imprescindível Ordem dos Advogados do Brasil”. Ao destacar que este ano se comemora 30 anos da Constituição brasileira e 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, Rocha, que também preside o Instituto dos Advogados Piauienses, enfatizou que “nós, advogados, formamos uma espécie de exército sem armas, mas com um arsenal de coragem na defesa da sociedade. É com a força da lei que os advogados combatem. Em todo o mundo – e não seria diferente em nosso país – o papel do advogado é o de impedir que a lei e a justiça sejam feitas reféns de interesses menores, se tornem joguete nas mãos de tiranos”. 

O nascimento dos institutos remonta mais de um século, como é o caso de São Paulo (143 anos) e Pernambuco (167 anos), o mais antigo deles. Entre os “caçulas” presentes no evento estavam Santa Catarina e Mato Grosso, contabilizando, cada um, 85 anos de trabalhos em prol da Advocacia.

Com o clima de reconhecimento pelos serviços prestados, Carlos Lamachia explicou que a ideia da homenagem tem por finalidade o “reconhecimento da OAB pela história dos institutos, pelo que eles representam para a Ordem”. “Nascemos a partir do Instituto e quando o homenageamos no início do mês de agosto, numa sessão do Conselho Federal, estamos homenageando toda a Advocacia brasileira, os mais de um milhão e 100 mil advogados e advogadas brasileiros que são indispensáveis à administração da Justiça, conforme expresso na Constituição Federal. Portanto, nosso agradecimento e reconhecimento”, disse Lamachia em seu discurso.

Além de José Horácio e Álvaro Mota, receberam a carteira especial da OAB Alessandro de Jesus Uchôa de Brito (Amapá), Carlos Eduardo Rátis Martins (Bahia), João Gonçalves de Lemos (Ceará), Francisco Cláudio de Almeida Santos (Distrito Federal), Flavio Buonaduce Borges (Goiás), Felipe Martins Pinto (Minas Gerais), Fábio Arthur da Rocha Capilé (Mato Grosso), Clovis Cunha da Gama Malcher Filho (Pará), Bruno Novaes Bezerra Cavalcanti (Pernambuco), Hélio Gomes Coelho Júnior (Paraná), Sulamita Santos Cabral (Rio Grande do Sul) e Gilberto Lopes Teixeira (Santa Catarina), além da presidente do IAB (Instituto dos Advogados do Brasil), Rita de Cássia Sant´anna Cortez. 

 “A sociedade brasileira passa por tempos muito difíceis e a repercussão dessas dificuldades impactam a Advocacia. Nunca foi tão importante a união de toda a Advocacia através de suas entidades e instituições políticas em prol da valorização e do respeito à Advocacia”, afirmou Rita de Cássia.

Juntamente com Lamachia, participaram da entrega das carteiras os ex-presidentes da OAB, Roberto Antonio Busato e Cezar Britto, o Medalha Rui Barbosa, Paulo Roberto de Gouvêa Medina, o secretário-geral, Felipe Sarmento, o secretário-geral adjunto em exercício, Marcelo Lavocat Galvão, e o diretor-tesoureiro, Antonio Oneildo.

Veja algumas fotos do evento