Ética e avanços jurídicos diante da IA e dos desafios da sociedade

Por Renato de Mello Jorge Silveira

Presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo

A importância de diretrizes éticas em um contexto cada vez mais influenciado pela inteligência artificial foi o teor da palestra da ministra Maria Thereza de Assis Moura, presidente do STJ, na reunião-almoço realizada pelo Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) em agosto.

A ministra defendeu o uso da inteligência artificial como ferramenta pelo Poder Judiciário, mas enfatizou que seja sempre em prol da Justiça e nunca em detrimento do ser humano. Essa preocupação ética também é compartilhada por esta Diretoria e pelo Instituto, que sempre demonstrou compromisso firme com a integridade da Justiça diante dos avanços tecnológicos.

Avanços esses que permeiam toda a sociedade, por isso a necessidade de atualização das leis vigentes. Assim, associados do IASP também desempenham um papel crucial na reforma do Código Civil ao lado de nomes renomados da advocacia, nomeados para a Comissão de Juristas encarregada de apresentar um anteprojeto de reforma. O IASP se orgulha de contribuir para essa atualização.

Outro avanço que une educação, expertise do IASP, e tecnologia, Galícia Educação. Estão abertas s inscrições para cursos de especialização e pós-graduação da Escola Paulista de Advocacia-IASP, uma parceria entre o Instituto e a Galícia , especialista em ensino online.

A preocupação com os rumos da Reforma Tributária e as implicações da PEC 45 no Senado são temas debatidos pelo podcast do IASP deste mês. Na área do Direito Imobiliário, o debate foi sobre usucapião extrajudicial, explorando os requisitos desse procedimento, a tese que impactou o Código de Processo Civil e as dificuldades enfrentadas pelos advogados nesse contexto.

Além disso, promovemos um diálogo com o Ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, no qual foram abordadas propostas de melhorias para a Ouvidoria das Polícias de São Paulo, refletindo o compromisso do IASP com questões de interesse público.

Vale lembrar que já está disponível o volume 37 da Revista do IASP, que apresenta textos e produções intelectuais desenvolvidos pelas Comissões de Estudo, associados e Diretoria entre agosto de 2022 e julho de 2023.

O compromisso com a ética, inovação e excelência continua a ser o cerne das atividades do IASP, mantendo-o na vanguarda do mundo jurídico.