“Eternizado pela gratidão de seus alunos”, professor Vicente Greco é homenageado pelo IASP e ex-alunos
Titular sênior de Direito Penal da USP ouviu depoimentos emocionados em agradecimento durante cerimônia realizada no Instituto no dia 24
Emoção, risos e palavras de carinho marcaram a homenagem que o Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) fez, na manhã do dia 24/09, ao professor Vicente Greco, titular sênior de Direito Penal da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FADUSP).
Na mesa, vários ex-alunos de Greco demonstraram gratidão e respeito, exaltando seu estímulo ao pensamento divergente e livre. A cerimônia foi conduzida por Maíra Salomi, vice-presidente da Comissão de Direito Penal do IASP, e organizada por Renato de Mello Jorge Silveira, ex-presidente do IASP, Heidi Florêncio Neves, diretora cultural, e o associado João Daniel Rassi.
Renato Silveira comentou sobre sua história como aluno e professor auxiliar de Vicente Greco. “Ele é uma figura singular. O professor mais eclético de todos: cobriu civil, penal, processual, várias áreas. Um professor que se eterniza pela gratidão de seus alunos merece sempre ouvir o quanto é importante”, afirmou.
Rassi destacou a coragem e as ideias de Greco, e enfatizou que na mesa também poderiam participar inúmeros outros alunos dele, ressaltando o tamanho de sua contribuição para a formação acadêmica de tantas pessoas.
Ao falar sobre as contribuições teóricas do professor, Matheus Herren pontuou que “falar sobre Greco é falar sobre a ideia de que o direito é um só. O direito não é compactado, é uma unidade que precisa ser inteiramente estudada”.
Nohara Pascoal, muito emocionada, disse que ser orientada por ele foi uma experiência única de vida. Ela ainda destacou a liberdade e autonomia que o docente dá aos seus alunos, sempre abrindo espaço para ideias diferentes e divergentes.
Rodrigo de Grandis apontou que “é uma saudação justíssima ao professor”; Marcelo Costenaro Cavali destacou que, além de um grande professor, Greco é um excelente jurista e pesquisador; Glaucio Roberto Brittes Araujo salientou a “mente brilhante com ideias maravilhosas” do homenageado; e Rossana Leques revelou que o professor se destacava por seus conselhos admiráveis.
Vicente Greco abriu sua fala provocando risos ao agradecer aos ex-alunos dizendo que sabia que suas palavras de homenagem eram genuínas, pois “agora nenhum deles precisa de nota”.
Comentando sobre a sua forma de ensinar, o professor disse: “Sempre procurei expor de forma independente as minhas ideias, trazendo para as aulas e orientações um estudo sobre o passado, visando o presente e pensando no futuro”.
Contudo, Greco mostrou visão pessimista do Direito na atualidade. Segundo ele, a falta de uma escala de valores no Direito penal resulta em uma grande crise. “Precisamos voltar a respeitar os papéis sociais”, finalizou.




